Serviços e comércio lideram saldo positivo de empregos
Atualizado em 30/07/2021 - 20:10
Retorno do comércio à fase laranja do Plano SP
Setores de serviços e comércio lideram o saldo positivo de empregos em São José nos últimos 12 meses - Foto: Adenir Britto/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Os setores do comércio com saldo de 396 vagas e de serviços com 266 vagas foram os que lideraram o resultado positivo alcançado por São José dos Campos na geração de empregos no mês de junho.

Setores como indústria, agropecuária e construção civil tiveram pequenas oscilações negativas, o que resultou em 635 empregos de saldo positivo no mês.  

Nos últimos 12 meses, a cidade já soma 7.266 empregos gerados entre admissões e desligamentos.

Considerando apenas o ano de 2021, o acumulado no emprego formal na cidade é de 3.517 trabalhadores.

Os dados fazem parte das Estatísticas Mensais do Emprego Formal, do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e foram divulgados pelo Ministério da Economia.

Nos últimos 12 meses, o setor de serviços aparece como o carro-chefe na geração de empregos em São José dos Campos. O saldo positivo no setor foi de 5.179, seguido pelo comércio com 2.326 vagas. A construção civil também registrou saldo positivo no período com o saldo de 760 empregos formais.

Metodologia

Segundo a metodologia do Novo Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada. O estoque de empregos formais no país é a quantidade total de vínculos celetistas ativos.

Em todo o Brasil, o salário médio de admissão em junho de 2021 foi de R$ 1.806,29, de acordo com dados divulgados.

Para capacitação dos trabalhadores, a Prefeitura de São José continua ampliando o número de vagas em cursos gratuitos de requalificação para ampliar as chances de recolocação no mercado de trabalho.

Desde o início de 2021, o programa Qualifica São José já abriu mais de 17 mil vagas em diversos cursos.

São José também incentiva a criação de geração de emprego e renda por meio de programas de incentivo ao empreendedorismo e aos micro e pequenos empresários.

A Sala do Empreendedor deve chegar ao final do ano registrando a abertura de 12 mil novos negócios, superando números do ano passado.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×