Cirurgias eletivas voltam a ser realizadas no Hospital Municipal
Em média, são operados de 20 a 30 pacientes por dia - Foto: Divulgação

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde

Julho marcou o retorno das cirurgias eletivas no Hospital Municipal de São José dos Campos, que é mantido pela Prefeitura e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). Do dia 1º ao dia 20 foram realizadas 411, número que já superou o total de 350 planejadas para cada mês.

Graças ao empenho dos cerca de 260 profissionais dos centros cirúrgicos, a demanda represada pela pandemia de covid está ganhando fluidez. No setor, trabalham 134 médicos das mais diversas especialidades, como anestesiologia, ortopedia, ginecologia, mastologia, neurocirurgia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia geral, pediátrica, torácica, plástica, vascular, cabeça e pescoço.

Completam o time mais 53 médicos residentes, 5 cirurgiões dentistas, 52 profissionais de enfermagem (enfermeiros e técnicos) e 16 assistentes administrativos diretos. As cirurgias ocorrem de segunda a sexta-feira, até as 22h.

Em todos os sábados, feriados e no último domingo do mês, estão sendo realizados mutirões, envolvendo duas a quatro especialidades. São feitos, em média, 20 a 30 procedimentos eletivos diários.

Essa retomada só está sendo possível por causa da diminuição das internações na ala covid. Neste sábado (17), nenhum paciente da doença deu entrada no hospital. A última vez que isso ocorreu foi há mais de um ano, em 7 de julho de 2020.

Planos de contingência

Desde o início da pandemia, o Hospital Municipal vem executando os planos de contingência, ampliando ou diminuindo os leitos exclusivos para os pacientes de covid conforme a evolução da doença.

Em momentos mais críticos, com altas taxas de internação, as cirurgias eletivas precisaram ser reduzidas e até suspensas temporariamente, principalmente entre 15 de maio e 15 de junho.

Foram mantidas em tempo integral apenas as cirurgias de urgência, como as ortopédicas e do trauma.

No caso das eletivas, a meta é voltar aos níveis pré-pandemia até o final do ano e começar 2022 sem nenhum déficit.