Construção de novas escolas avançam na região leste
24/07/2021 08:56
Obras da Nova Emei JD São José 2. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 22-07-2021
No Jardim São José 2 a nova escola Infantil irá ofertar cerca de 430 vagas; moradores do Santa Hermínia terão nova escola de ensino fundamental com 900 vagas. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Educação em São José dos Campos não para. Desde 8 de fevereiro deste ano, as escolas municipais recebem alunos, conforme as normas e protocolos do Plano SP, garantindo o direito à Educação com qualidade e segurança para crianças, adolescentes e jovens.

Nos próximos meses, moradores da região leste da cidade terão mais de 1.300 vagas, divididas entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, com as duas novas escolas em construção.

Novas unidades

Na Educação Infantil, a comunidade do Jardim São José II receberá uma escola com cerca de 430 vagas para crianças de 0 a 5 anos. A obra tem investimento de cerca de R$ 6 milhões. A unidade escolar terá 12 salas, playground, refeitório, área administrativa e de serviços com cozinha e refeitório.

Para o Ensino Fundamental, a Prefeitura investe cerca de R$9 milhões na escola do Santa Hermínia, que terá 900 vagas disponíveis para estudantes do 1º ao 9º ano moradores do bairro e adjacências.

O projeto da escola segue conceitos educacionais modernos e conta 15 salas de aula, laboratório, playground, sala de informática, quadra poliesportiva, pátio coberto com palco, sala de recuperação intensiva, sala de esportes, sala de leitura, além da área administrativa e de serviços com ampla cozinha e refeitório.

Vem pra escola

Neste ano, a Prefeitura já entregou duas escolas que atendem desde o início do ano letivo. No Santa Hermínia, o Cedin Professor Sylvio de Barros Bindão, que fica próximo da nova escola de ensino fundamental, recebe crianças de 0 a 5 anos.

Moradores do Jardim Mesquita, na região sul, receberam a Emef Alda de Souza Araújo, com capacidade para atender até 900 alunos nos novos espaços educacionais.

Modernização e Melhorias

Unidades escolares, prédios e instituições municipais de ensino da cidade passam por constante manutenção, com substituição de extintores, mangueiras de incêndio e revisão das instalações elétricas, com adaptações para o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) garantindo assim a segurança dos alunos e funcionários.

As escolas municipais também passam por modernização de ambientes para que alunos, professores, funcionários e toda comunidade tenham acesso a prédios inspirados em novos conceitos educacionais.