Prepara SJC começa com aulas on-line para alunos do 9º ano
Atualizado em 14/07/2021 - 13:51
Qualidade dos materiais desenvolvidos pelo Cite agrada pais e alunos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 31-05-2021
Todo material das aulas e atividades do cursinho on-line preparatório é produzido pelo Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

O último ano do Ensino Fundamental representa uma importante fase de mudança para os alunos. Nas escolas municipais de São José dos Campos, este momento é marcado também por oportunidades, com o Prepara SJC, cursinho on-line intensivo voltado aos estudantes que farão processos seletivos para o Ensino Médio.

A iniciativa da Prefeitura busca apoiar uma aprendizagem mais aprofundada de forma autônoma e pode beneficiar mais de 3.800 estudantes. O curso é destinado, inicialmente, aos alunos do 9° ano, podendo ser estendido a outros anos escolares dependendo da procura e das vagas preenchidas.

As aulas e atividades, com vídeos, exercícios e simulados, já estão disponíveis para acesso dos estudantes desde a última segunda-feira (12). Os alunos podem acessar pela Plataforma AVA Escola Virtual, conforme suas rotinas de estudo.

Oportunidade

A aluna Kethlin Gouveia, da Emef Professora Dosulina Chaves, de 14 anos, deseja viajar pelo mundo e ainda está decidindo qual profissão seguir, se Medicina, Jornalismo ou Letras, mas se dedica aos estudos com organização e disciplina.

"Gosto de estudar, leio, revejo o material e as tarefas e faço mapas mentais. Estava num cursinho preparatório mas, infelizmente, com a pandemia, tivemos corte de alguns custos em casa. Quando soube do Prepara, fiquei muito animada. Esta oportunidade é maravilhosa”, afirmou a estudante.

“Comecei as aulas ontem e estou gostando muito. Quero dar orgulho para meus pais e sei que isso vai acontecer pelos estudos”, completou.

Junto com o pai e os irmãos, a mãe de Kethlin, Maria Aparecida Gouveia, incentiva e acompanha as aulas presenciais, atividades e tarefas da adolescente.

“Em casa ela estuda pelo celular e eu sempre digo para anotar as dúvidas e depois ver com o professor na aula. Agradeço todo apoio e acolhida que recebemos da escola, principalmente durante a pandemia e agora com essa novidade, que é ótima”, disse Maria Aparecida.

Conteúdo

As primeiras semanas do curso serão voltadas à preparação para o concurso de bolsas do Colégio da Embraer, o Juarez Wanderley, com atividades desenvolvidas de acordo com o conteúdo programático definido e divulgado pela instituição.

Nas semanas seguintes, serão desenvolvidas atividades seguindo conteúdos programáticos de outros concursos e provas.

Ministrado pelos professores do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais), o curso oferecerá videoaulas, com a resolução de questões de provas e proposição de simulados semanais.

Educação 5.0

O novo programa da rede municipal possui diversas ações para acesso de estudantes e professores às novas tecnologias para a Educação. A tecnologia tem sido integrada ao desenvolvimento dos alunos para uma formação completa, inovando nos equipamentos, espaços e ferramentas.

Os materiais produzidos no Cite ficam disponíveis para alunos em um ambiente virtual de aprendizagem, a Escola Virtual, que também oferece formações on-line para responsáveis e familiares, pelo programa Família Educadora. O acesso é feito por meio das ferramentas educativas do Google Sala de Aula e pelo novo portal da Educação, o edusjc.