Prazo para pagar IPTU 2021 termina nesta sexta
Atualizado em 25/02/2021 - 18:34
IPTU 2021 - Pagamentos e Isençōes
Contribuinte conseguiu isenção do pagamento do IPTU 2021 por ter recebido auxílio emergencial em 2020 - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Márcia Regina Lima, de 57 anos, moradora da Vila Industrial, saiu aliviada da Prefeitura de São José dos Campos nesta quinta-feira (25).

No plantão do IPTU montado no Paço, Márcia conseguiu isenção do IPTU 2021 e da Taxa de Lixo e também obteve perdão da multa de mora, juros e correção monetária do IPTU 2020, que não tinha sido pago.

“A pandemia afetou minha família. Perdi o emprego e recebi auxílio emergencial no ano passado, mas mesmo assim não consegui pagar o IPTU de 2020”, afirmou.

Márcia conseguiu acesso a benefícios criados pela Prefeitura para ajudar quem mais precisa em razão da pandemia: isenção do imposto deste ano para quem recebeu auxílio emergencial do governo federal em 2020, e perdão da multa, juros e correção monetária do imposto do ano passado que não foi pago.

Micro e pequenos empreendedores também foram beneficiados com o perdão das multas por descumprimento a decretos municipais relacionados ao coronavírus.

No caso de não pagamento dos débitos atrasados de 2020, em 1 de março, começa uma nova contagem de multas, juros e correção monetária.

Prazos

Para obter os benefícios criados em razão da pandemia é preciso ficar de olho nos prazos.

O vencimento do IPTU 2021 começou na segunda-feira (22) e termina nesta sexta-feira (26), de acordo com o que consta em cada carnê.

É possível pagar à vista, com 7,5% de desconto, ou em 10 parcelas.

Não é preciso ir ao plantão do Paço para resolver pendências do IPTU. Pelo site da Prefeitura, no ícone Prefbook, o contribuinte consegue acesso a todos os serviços e pode imprimir guias.

Dúvidas também podem ser tiradas pelo Disque IPTU no telefone 3042-2799.