Sanitização contra vírus é feita 15 horas por dia em São José
Atualizado em 20/02/2021 - 08:02
Sanitização na Defesa Civil e HM
Macacão branco, máscara e luvas de segurança, equipamentos de trabalho que começa às 7h e vai até as 22h - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

Usando macacão branco, máscara e luvas de segurança, Wellington Luiz de Oliveira, 36 anos, chama a atenção onde chega. O pulverizador de um produto químico esterilizante se tornou seu instrumento de trabalho no importante combate ao covid-19.

A rotina começa às 7 horas nas atividades de sanitização realizadas pela Urbam em área hospitalar, escolas, prédios, pontos de ônibus e áreas públicas.

O serviço consiste na aplicação de produto químico à base de quaternário de amônia de quinta geração, um tipo de desinfetante que se tornou famoso por ter sido usado na China no início da pandemia e que esteriliza ambientes contaminados por vírus, fungos e bactérias. Ele possui efeito residual de pelo menos uma semana.

“É gratificante poder auxiliar no combate a esta pandemia. Tenho orgulho e meus filhos admiram o que faço ”, relata Wellington.

A rotina intensa começa às 7h e termina às 22h, de segunda a sábado, com quatro equipes em dois turnos de trabalho. A atividade complementa os serviços de limpeza, coletas de lixo e manutenção da cidade, importantes para a saúde e qualidade de vida da população.

Roberto Carlos, 55 anos, presta apoio na atividade desde o começo da pandemia. “É muito importante cooperar neste trabalho e nos sentimos bem quando as pessoas valorizam o que fazemos”.

Os funcionários que atuam prestando serviços foram capacitados para realizar as atividades, protegidos com EPIs (equipamentos de proteção individual) específicos.

Escolas

A ação contempla todas as escolas municipais, além da sede da Secretaria de Educação e Cidadania, bibliotecas, Museu Interativo de Ciências, galpão da merenda escolar, Cefe e Cedemp, além de prédios municipais.

São desinfetadas entradas de hospitais públicos e privados, Pronto-Socorro da Vila Industrial, Antoninho da Rocha Marmo, Hospital São José, Hospital Santos Dumont, Hospital de Clínicas Sul, Hospital de Clínica Norte, Hospital Regional, Hospital Pró-Infância, Hospital Prontil, Hospital Policlin, Hospital Unimed, Santa Casa, Hospital Pio XII, Hospital Vivale, UPAs e UBSs.

Terminal Central

A sanitização também é feita no Terminal Central e na (ECO) Estação de Conexão dos Campos de São José e nos velórios.

Pontos de ônibus recebem serviço de limpeza, lavagem e sanitização dos pontos de ônibus.

No Calçadão da rua 7, o serviço de lavagem e desinfecção é feito quinzenalmente, aos domingos.


GALERIA DE FOTOS

MAIS NOTÍCIAS
Urbam

×