Reclamações de fluxos e aglomerações caem 24%
Atualizado em 19/02/2021 - 10:58
Operação contra fluxo e aglomerações. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 13-02-2021
Bloqueio na zona sul durante operação especial, que reuniu a Prefeitura e todas as forças de segurança - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos recebeu 151 reclamações de perturbação do sossego público nos seis dias da operação especial integrada contra fluxos do funk e aglomerações. A média diária de 25 queixas representa uma queda de 24% em relação à média diária de 33 registrada nos finais de semana de ações das forças de segurança.

O mutirão com bloqueios diários em várias regiões para impedir os fluxos e festas clandestinas começou na última sexta-feira (12) e terminou nesta quinta-feira (17).

É mais uma ação do programa São José Unida e que contou com a participação de guardas civis municipais, agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), agentes de Mobilidade Urbana e a Polícia Militar através da Atividade Delegada.

"O trabalho de combate aos fluxos e aglomerações é muito importante, já que estes eventos trazem riscos para todo mundo em meio à pandemia que estamos vivendo. Moro no Santa Inês e lá os fluxos diminuíram bastante", disse o autônomo Lucas Epifânio Carneiros, que tem 36 anos e mora no Santa Inês 3, na zona leste.

Interdições e multas

Durante os seis dias da operação especial integrada, a Prefeitura e as forças de segurança interditaram e fecharam 22 estabelecimentos comerciais (adegas, boates, bares e similares) por descumprimento às regras sanitárias e de isolamento social do Plano São Paulo contra a covid-19. Foram aplicadas 57 multas, com valor inicial de R$ 5 mil.

Foi dispersada uma aglomeração no entorno de uma adega da zona leste e impedida uma festa clandestina em chácara da zona sul.

O balanço final aponta  552 multas por irregularidades de trânsito e som alto, além de 1.481 pessoas abordados, 696 veículos vistoriados e 176 apreendidos.

Seis pessoas foram presas, sendo três por tráfico de drogas, uma por furto de veículo, uma por embriaguez ao volante e uma que era foragida da Justiça.

As forças de segurança apreenderam duas máquinas caça-níqueis, aparelhos de som, mais de 10 mil frascos e latas de bebidas alcoólicas, 305 gramas e 36 pinos de cocaína, 29 invólucros de maconha, 26 gramas de crack e R$ 829 em dinheiro.

Trabalho intensificado

As ações de combate aos fluxos e aglomerações são executadas em todos os finais de semana e feriados e foram intensificadas para impedir a propagação da covid-19 no município.

Os munícipes podem denunciar aglomerações e descumprimentos das regras de isolamento social pela Central 156 e pelos telefones 153 (GCM), 190 (COI/Copom) e 3901-4120 (DFPM).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×