Surdolimpíada: nadador é destaque com 6 medalhas de ouro
05/12/2021 23:21
Surdolimpíada - competições
Guilherme venceu os 50m borboleta, os 50m peito, os 50m livre, os 100m peito, os 50m costas e os 100m livre - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O nadador Guilherme Maia foi o grande nome do segundo dia de disputas da Surdolimpíada Nacional 2021 neste domingo (5) em São José dos Campos. Defendendo a seleção paulista, ele conquistou nada menos que seis medalhas de ouro nas piscinas da Associação Esportiva São José.

A competição, que prossegue até terça-feira (7) também teve medalhas no basquete, tênis de mesa, boliche e atletismo.

“A natação é a minha vida. Por isso hoje, com 32 anos, eu ainda me emociono muito e estou confiante que virão mais medalhas na Deaflympics, no ano que vem”, disse o atleta, que venceu os 50m borboleta, os 50m peito, os 50m livre, os 100m peito, os 50m costas e os 100m livre. 

Com quatro medalhas, sendo dois ouros e dois bronzes, a atleta Vitória, 30 anos, representando o estado de Minas Gerais, também foi destaque neste domingo. Representante de Pernambuco, a atleta Maria Eduarda conquistou duas medalhas de ouro na competição.

 No atletismo, foram premiadas as atletas Aline Bieger (RS), que conquistou o ouro, seguida por Vanderleia Gonçalves (PR), que ficou com a prata e Ana Júlia Alves (DF), que levou o bronze, na categoria 400 metros rasos. Na mesma categoria, o atleta Romailson Santana (SP) ficou com o ouro, Lucas Mendes (DF) com a prata e Ian Santos (GO) com o bronze.

Ainda no atletismo, Madilene Boeck (RS) conquistou medalha de ouro, Natani Magnus (RS) a prata e Larissa Miranda (MG) o bronze, na categoria 1500 metros rasos feminino. Já o atleta Adriano Stanislau (PR) ganhou ouro, Diogo Trindade (SC) prata e Thalyson Santos (MG) bronze, na prova de 1000 metros rasos masculino.   

No tênis de mesa, o destaque do individual feminino foi Maria Fernanda (SC), que conquistou a sua segunda medalha de ouro em uma Surdolimpíada. O segundo lugar ficou com Ana Cristina (RJ) e a medalha de bronze foi para Rosilene Cristina (AM).

Já no masculino, Thiago Benedito (MG) ficou com a medalha de ouro, Ricardo Horácio (SP) levou a de prata e Claiton Batista (SP) o bronze.

Na categoria duplas mistas, Thiago Benedito e Mariana (MG) chegaram ao topo do pódio, seguidos por Vinícius e Ana Cristina (RJ) e por Vando e Josiane (PR), que ficaram com o bronze.

No basquete, Rio Grande do Sul levou a melhor na disputa pelo ouro contra Santa Catarina. O bronze ficou com a Federação de São Paulo.

Já no boliche, a atleta Barbara Rossi (SP) conquistou medalha de ouro; Stephanny Quirino (PB), foi prata e Raquel Souza (ES), bronze. No masculino, o ouro ficou com Rafael Marques (PE), a prata com Chrystian de Marins (RJ) e o bronze com Afonso Loss (SC).

A Surdolimpíada Nacional é uma realização da Confederação Brasileira de Surdos, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos, que oferece toda a logística da competição.

Confira toda a programação na página do evento.

Fotos: Marcelo Deck/CBDS

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×