Unidade de colonoscopia começa a atender no HM
Atualizado em 23/11/2020 - 16:21
Ambulatório para realização de exames de colonoscopia do Hospital Municipal. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 19-11-2020
A unidade de colonoscopia do Hospital Municipal tem a capacidade de fazer 20 exames por dia, 100 exames por semana - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A unidade de colonoscopia para rastreamento de câncer intestinal iniciou neste mês o atendimento no Hospital Municipal, que é mantido pela Prefeitura e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). O serviço é voltado preferencialmente aos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde após realização de pesquisa de sangue oculto (PSO) positivo nas fezes.

Para atender os pacientes, o ambulatório dispõe de duas salas de exames e uma para o repouso após os procedimentos, com banheiro adaptado para pessoas com deficiência. Outra é destinada à limpeza e desinfecção dos aparelhos. Do lado externo, há um amplo e arejado espaço em estilo de deck, onde os acompanhantes podem aguardar os familiares com conforto e tranquilidade.

Os pacientes atendidos nas UBS, na faixa etária de 50 a 75 anos, realizam o exame de PSO como parte da linha de cuidado do programa da saúde do adulto para rastreamento de câncer intestinal. O objetivo é diagnosticar o câncer em fase precoce ou as lesões pré-malignas como pólipos, antes do aparecimento de sintomas clínicos.

Os pacientes são encaminhados das UBS para o ambulatório de rastreamento de câncer intestinal no próprio Hospital Municipal, onde são atendidos pelo médico que solicita a colonoscopia, a ser agendada no próprio hospital.

Assim, toda a prevenção de câncer intestinal está concentrada na mesma estrutura física, propiciando agilidade e monitoramento dos pacientes com suspeita de câncer colorretal.

A unidade de colonoscopia tem a capacidade de fazer 20 exames por dia, 100 exames por semana. Sua implantação foi possível por meio da parceria público-privada firmada com a Associação de Prevenção de Câncer Intestinal – Abrapreci.

O programa de rastreamento do câncer intestinal integra as ações do Previna, lançado pela Prefeitura em 2018 com o objetivo de organizar a rede de oncologia do município, mediante a necessidade de avaliação individualizada dos pacientes com diagnóstico ou suspeita de câncer para priorização de casos mais urgentes.

O câncer intestinal é a segunda causa de mortalidade por câncer nas mulheres e terceira causa nos homens e quando diagnosticado precocemente, apresenta 90% de chance de cura.