Cras adapta oficinas e garante apoio durante distanciamento
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Apoio Social ao Cidadão
Além de entreter e aguçar a criatividade, essas atividades são uma forma manter o contato com os grupos assistidos e fortalecer vínculos - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A distância que aproxima. Em tempos de distanciamento social, necessário para proteger a saúde da população do Coronavírus, a criatividade e a tecnologia são aliadas importantes para preservar vínculos e garantir um contato afetivo entre as pessoas.

Para isto, as unidades dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) estão se reinventando e adaptando as atividades para continuar assistindo e oferecendo apoio às famílias atendidas.

A oficineira Nali Meira de Vasconcelos Spinelli, de 69 anos, encontrou uma forma de continuar ensinando artesanato, mesmo longe da sala de aula.
Desde que precisou se afastar das 5 unidades que atende, por integrar o grupo de risco, ela está enviando, via Whatsapp, vídeos e fotos com o passo a passo de como fazer o bordado. Segundo Nali, o grupo criado por ela conta com 150 participantes que estão gostando dessa forma diferente de aprender e interagir “Elas gostam de bordado, estão bem participativas, respondem e agradecem por mensagens”.

Renata Aparecida Marciano, 39 anos, também faz oficinas de artesanato em 5 unidades do Cras. Mesmo com os espaços abertos, o público tem comparecido cada vez menos, então a alternativa foi inovar. Nesta semana, ela criou uma brincadeira via Whatsapp sobre canções populares. Usando os emojis da rede social, ela criou uma série de sequências para que os participantes adivinhassem a música representada. A iniciativa agradou e envolveu várias pessoas.

Além de entreter e aguçar a criatividade, essas atividades são uma forma manter o contato com os grupos assistidos e fortalecer vínculos. A artesã ainda completou que está preparando atividades diferentes para cada semana de distanciamento.

Serviço essencial

Respaldado por determinações federais e estaduais, os atendimentos nos Cras, assim como o trabalho da assistência social foram considerados como serviços essenciais pelo Decreto municipal 18.479, de 23 de março de 2020. Por isso, as unidades permanecem abertas neste período de distanciamento social.

Proteção

Para preservar a saúde dos atendidos e das equipes, as unidades adotaram medidas como o distanciamento de cadeiras, redução de atividades em grupo, higienização constante dos espaços, uso abundante de álcool geral não compartilhamento de objetos pessoais como canetas, assim como orientações sobre cuidado e prevenção, tanto para os funcionários quanto para os atendidos.
Juntas, as unidades dos Cras de São José dos Campos acompanham mais de 1.300 famílias por mês.