Procon Digital entra no ar e vai atender consumidores online
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Nova fachada do Procon
O atendimento presencial continua sendo realizado, mas a orientação é registrar as reclamações pela internet - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Apoio Jurídico

Preocupada com o deslocamento dos munícipes ao órgão municipal de defesa do consumidor no momento em que crescem os casos do novo coronavírus, a Prefeitura de São José dos Campos antecipou o lançamento do Procon Digital. A partir desta segunda-feira (23), os joseenses já poderão registrar reclamações pelo sistema online, que pode ser acessado pelo endereço procon.sjc.sp.gov.br.

Na página do Procon no site da Prefeitura estão disponíveis dois vídeos de orientação, que ensinam o cidadão a utilizar o sistema online. Um tutorial explica como fazer o cadastro, e outro traz o passo a passo para registrar a reclamação.

Durante o feriado prolongado do Dia de São José, profissionais do Procon municipal e da empresa responsável pela implantação do sistema digital, a IMA (Informática de Municípios Associados), trabalharam intensivamente para realizar os ajustes necessários, testar as funcionalidades e treinar as equipes. O esforço concentrado teve o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, que poderão dar entrada nos processos pela internet.

Assim evita-se a aglomeração de pessoas no prédio do Procon, que continua a oferecer o atendimento presencial na rua Paulo Setúbal, 220, Jardim São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Porém a recomendação é dar preferência ao atendimento online.

Em caso de dúvidas, é só ligar para o telefone 3909-1440. O Procon de São José também está nas redes sociais - @proconsjc no Facebook e Instagram -, com dicas e prestação de serviços aos consumidores.