Comerciários e comerciantes celebram Termo de Trabalho
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Imposto do Cartão de Crédito
Termo obriga as empresas a reforçar as medidas de higiene nos estabelecimentos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio) celebrou nesta sexta-feira (20) termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho.

O termo, em parceria com os comerciantes, determina que as empresas reforcem as medidas de higiene nos estabelecimentos, fornecendo produtos como álcool em gel, máscaras e luvas, além de proibir aglomerações de pessoas nos estabelecimentos, controlando o acesso.

A medida resguarda ainda os direitos trabalhistas dos empregados no comércio de São José dos Campos, possibilitando antecipações de férias individuais ou coletivas, desde que o empregado seja comunicado com 48 horas de antecedência e a empresa efetue o pagamento também em até 48 horas após o pedido.

Outro item importante foi a garantia de emprego aos comerciários, através de estabilidade até 30 de setembro.

A empresa que optar em suspender suas atividades deve manter o pagamento integral da remuneração dos comerciários, com a possibilidade de compensar 50% das horas inativas a partir de julho, limitando a uma diária, ficando vedado o desconto de eventual saldo negativo no caso de rescisão contratual.

Já as empresas que optarem em manter o funcionamento de seus estabelecimentos devem adotar medidas para minimizar a exposição dos comerciários e clientes, podendo reduzir a jornada e proporcionalmente a remuneração em até 25%, limitando a redução ao valor do salário mínimo nacional, ressaltando que a estabilidade de emprego vai até setembro.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×