Escola da região leste recebe edição inédita do Cinema Solar
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Além da exibição do filme Turma da Mônica: Laços, obra adaptada dos clássicos quadrinhos de Mauricio de Sousa, os estudantes ainda terão a oportunidade de acompanharem uma apresentação de vídeos elaborados por alunos da Emef
A atração, que terá início às 19h, será realizada na praça Pedro Brito - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Pela primeira vez em São José dos Campos, o Cinema Solar promete animar a noite de sexta-feira (13) para mais de 1.000 alunos da Emef Elizabete de Paula Honorato, do Jardim Mariana 1, região leste da cidade.

A atração, que terá início às 19h, será realizada na praça Pedro Brito, ao lado da instituição de ensino. Além da exibição do filme "Turma da Mônica: Laços", obra adaptada dos clássicos quadrinhos de Mauricio de Sousa, os estudantes ainda terão a oportunidade de acompanhar uma apresentação de vídeos elaborados por alunos da escola.

A iniciativa é uma parceria entre a EDP com o projeto Cinesolar, que utiliza energia solar para realizar a exibição de filmes. A atração já percorreu as cidades de Mogi das Cruzes e Taubaté. Depois de São José, será a vez de Poá.

O cinema itinerante contará com uma estrutura adaptada em uma van com placas solares que permitem a transmissão dos filmes. Ao utilizar uma fonte de energia limpa e renovável, a iniciativa combina arte, cinema e sustentabilidade, sendo uma opção de entretenimento acessível para a população. A ação também contará com cadeiras, sistema de som, projeção e telão. A fim de tornar a experiência ainda melhor, serão distribuídas gratuitamente pipocas para o público.

Cinesolar

O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, a energia solar. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas.

O Cinesolar conta com dois carros equipados com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior dos veículos há cadeiras para o público, sistema de som, projeção e telão. A primeira unidade do Cinesolar é equipado com cabine de DJ com sistema de som para acompanhar as atividades. A segunda estação móvel de cinema, denominado Cinesolar Tupã, conta com um estúdio de TV.

Junto com a exibição de filmes, o Cinesolar realiza diversas atividades relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×