Alunas da rede municipal participam de atividade no Inpe
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Homenagem dia Internacional da mulher  no Inpe com alunas da Emef Maria Nazareth M Veronese  09/09/2020
Palestras, conversa com pesquisadoras e visita ao laboratório de integração e testes foram algumas das atividades realizadas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) preparou uma programação especial nesta segunda-feira (9). Um grupo de 48 meninas da Emef Maria Nazareth M. Veronese, no Jardim da Granja, visitou a instituição durante toda a manhã.

Entre os objetivos da ação, voltada a estudantes com idades entre 11 e 15 anos, está o incentivo ao ingresso em carreiras nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Palestras, conversa com pesquisadoras e visita ao laboratório de integração e testes foram algumas das atividades realizadas. Como parte do evento, as alunas e professoras foram recepcionadas chefe de gabinete do Inpe, Ronald Buss.

“As mulheres do Inpe são muito especiais para nós. Muitas delas herdaram a capacidade de gerenciar áreas, que muitas vezes o cientista não tem. Além de fazer ciência, a mulher é multifacetada. No ponto de vista da ciência, elas são um farol”, disse Buss.

Sobre a iniciativa de receber alunas da rede municipal, Ronald Buss destacou a importância de as estudantes perseguirem os objetivos e sonhos. “As mulheres vêm para ensinar como as coisas devem ser elaboradas de maneira mais equilibrada, harmoniosa e com amor. Dediquem-se, estudem e saibam que vocês também podem estar aqui, onde estamos hoje.”

Na palestra "Engenharia, ciência e tecnologia: uma história de realização profissional", Leila Fonseca contou detalhes da trajetória como pesquisadora. Logo em seguida, as tecnologistas Andreia Sorice e Cristiane Zavati conversaram com as estudantes sobre as inúmeras possibilidades de atuar em carreiras nas áreas de STEM.

Por fim, o grupo conheceu o Laboratório de Integração e Testes, com explicações da tecnologista Renata Rapuano.

“Estou muito feliz. Durante a visita, conseguimos entender todo o funcionamento do Inpe. A parte que eu mais gostei foram as explicações sobre o laboratório", concluiu a aluna Nicole Vitoria de Souza.