Instalação 'Cuerpo' traz discussões sobre corpo feminino
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Cuerpo
A instalação multimídia Cuerpo tem como objetivo questionar as relações interpessoais da mulher com seu próprio corpo - Foto: Ilustração

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

“Nosso corpo fala o que nossa mente cala!”. Essa é a frase destaque que acompanha a instalação multimídia “Cuerpo”, das artistas Magô Pool e Melissa Lima, que estará no Centro Cultural Clemente Gomes a partir desta sexta-feira (6) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

A abertura será às 19h30, com o grupo Sollo Duo, com as artistas Ligia Kamada e Luise Martins, pelo FMC (Fundo Municipal de Cultura). A apresentação traz beats eletrônicos, com ritmo forte de tambor e das camadas vocais, além da presença marcante da guitarra e do teclado.

A instalação multimídia Cuerpo tem como objetivo questionar as relações interpessoais da mulher com seu próprio corpo, que carrega carga social e pressões da sociedade. O expectador é levado a vivenciar essa relação através de plataformas artísticas audiovisuais, como um curta metragem animado.

A obra tem a proposta de ser democrática e inclusiva, uma vez que suas diferentes formas de arte possibilitam a experiência de públicos com limitações sensitivas como cegos, surdos e cadeirantes.

Por um lado, a ilustração em cerâmica revela a fragilidade imposta à mulher pela sociedade. Por outro, a projeção animada mostra que a mulher tudo pode independente do corpo que tem.

“Março é o mês no qual a sociedade está mais propícia à discussão sobre o feminismo e o papel da mulher dentro do sistema, por isso ter espaços abertos para esse diálogo acontecer é fundamental”, afirmam as artistas Magô Pool e Melissa Lima.

Os visitantes vão poder vivenciar as ilustrações da cartunista Magô, associadas à projeção de vídeo animação da artista Melissa. Ao entrar no espaço, o expectador é convidado a observar as perspectivas das artistas sobre o Cuerpo. Além da mostra, o evento também contará, no dia 12 de março, com uma oficina de personagens femininos em HQ (histórias em quadrinhos).

A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A visitação segue até o dia 31 de março, das 9h às 21h40 de segunda a sexta-feira.

Trajetórias

Melissa Lima é joseense e entusiasta de cinema e animação. Apaixonada por desenhos animados, decidiu direcionar sua carreira de 10 anos, como arte finalista, para a arte de animar.

Magô Pool é cartunista e designer gráfico, já tendo trabalhado com diversas plataformas artísticas, considerando-se uma artista transmídia. Atualmente, divide seu tempo dando aulas de quadrinhos pela POIESIS e atuando em seu estúdio de design.

Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7341

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×