Com alta procura, Museu do Lixo agenda visitação em São José
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
MUSEU DO LIXO URBAM - 09-01-2020 - LUCAS CABRAL
Agenda está praticamente completa neste mês, quando o Lixo Tour receberá alunos de instituições públicas e particulares da cidade, região e do Estado de São Paulo - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

O novo Museu Interativo do Lixo, que integra o programa Lixo Tour, está com agenda aberta para visitações.

A agenda está praticamente completa neste mês, quando o Lixo Tour receberá alunos de instituições públicas e particulares da cidade, região e do Estado de São Paulo.

A professora Ketilin Aparecida Moraes, da Emef Aluisio Franca Barbosa, de Caçapava, disse que os alunos ficaram encantados com a visita. “Não só as crianças, mas todos nós nos encantamos e aprendemos muito. Com certeza virei com meus familiares também.” A professora acompanhou 22 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na visitação nesta terça (3), no período da manhã.

A Urbam (Urbanizadora Municipal) reformulou o seu programa de educação ambiental para atrair a atenção dos moradores, alunos, entidades e empresas sobre a importância da separação e a destinação correta dos resíduos sólidos. A campanha é também um marco aos 30 anos da implantação da coleta seletiva na cidade – que faz aniversário em março deste ano.

Foi implantado um programa participativo de educação ambiental, que inclui um novo Museu Interativo do Lixo com apelo na sustentabilidade e que agora funciona dentro de contêineres marítimos metálicos reutilizados.

O recurso da realidade aumentada permite contar a história das peças do museu fazendo um paralelo sobre a importância da coleta seletiva e da preservação ambiental. Além da interatividade, ele possui diversas atrações. As peças encontradas no lixo continuam sendo o destaque do museu, mas o local também conta com outras curiosidades como exposição temporária de objetos feitos com materiais recicláveis, demonstrativo das fases destes materiais até se transformarem em outros produtos (como por exemplo, a camisa feita de garrafa pet ou o piso feito de pneus), além de um terrário que demonstra o tempo que os materiais demoram para se decompor no solo quando disponibilizados em locais inadequados, entre outras. A concepção do espaço foi planejada com conceitos sustentáveis reaproveitando materiais, como os próprios contêineres e os bancos feitos de plástico reciclado.

O Programa Lixo Tour foi totalmente reformulado com abordagens mais dinâmicas por meio de apresentações, vídeos e projeções. Após palestra na Sala de Educação Ambiental é realizada visita guiada ao novo Museu do Lixo, e um “tour” ao Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, ao Aterro Sanitário, ao Viveiro de Mudas, à Lagoa de Chorume e à Central de Biogás. Os visitantes também têm acesso à Recicloteca, onde aprendem técnicas para fazer brinquedos e objetos a partir de materiais recicláveis.

A Urbam convida escolas e munícipes para participarem do Lixo Tour e para conhecerem o novo Museu Interativo do Lixo. O museu fica na Estrada Municipal José Augusto Teixeira, nº 400, Jardim Torrão de Ouro 2. O agendamento é feito pelo telefone: 3944-9434 ou pelo site da Urbam no ícone Lixo Tour.