Profissionais de saúde: heróis da ala covid-19 ganham visibilidade
Atualizado em 29/05/2020 - 11:20
Profissionais da ala covid-19
O time de médicos, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem - Foto: Divulgação

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde

Na infantaria do combate à pandemia, os profissionais de saúde que atuam na ala da covid-19 do Hospital Municipal de São José dos Campos simbolizam a esperança para os internados ali. Mais do que os cuidados necessários a quem sofre com os sintomas da nova doença, eles oferecem o atendimento humanizado, que traz o alívio e transforma a vida de todos.

Para pacientes e familiares, as mulheres e os homens de roupa branca são os heróis no enfrentamento ao novo coronavírus. Palavras de gratidão são as que mais se ouve durante as altas. Ninguém é esquecido pelas pessoas que são recuperadas por médicos, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Essa relação está ficando cada vez mais forte. Numa parceria entre a Prefeitura e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), gestora do hospital, e a Multicard, passou a ser usada na unidade uma credencial diferenciada, confeccionada pela empresa, que mostra o rosto e o nome do profissional.

Cada colaborador escolheu a foto que mais lhe agradou. É uma imagem descontraída, sem a formalidade dos crachás convencionais. Embaixo vem escrita a expressão “Por trás da máscara” para lembrar que tem um ser humano ocupado em salvar vidas.

“A medida visa humanizar o atendimento, trazendo para a visibilidade quem é aquela pessoa”, afirmou o diretor técnico do Hospital Municipal, Carlos Alberto Maganha. E os próprios profissionais aprovaram a iniciativa, pois é muito difícil a comunicação quando se está paramentado com avental, máscara, protetor facial, luvas e outros itens necessários para proteger aqueles que não podem cair na luta contra o inimigo invisível.

Nobre missão

Gabriel Cruz > Médico

“Minha experiência como médico no setor covid não poderia ser mais gratificante. Recebemos toda a assistência necessária para nós e os pacientes. E com isso, aos pouquinhos, estamos conseguindo vencer. E muitas vezes temos a alegria de devolver os pacientes para as famílias com saúde.”

Thales di Tano > Médico

“São José dos Campos é referência em tratamento na região. Os pacientes têm um suporte adequado para minimizar os danos da doença. Todos os funcionários do setor estão passando por treinamento e diariamente são submetidos a protocolos. Não nos faltam equipamentos de proteção individual durante nossos plantões. Acredito que no final disso tudo conseguiremos minimizar os efeitos da doença e se tornar referência para muitos lugares.”

Marina Viana Consorte > Enfermeira

“É um desafio estar trabalhando aqui, mas é muito gratificante por poder ajudar. Estamos dando nosso melhor e tomamos muito cuidado para não nos contaminar. Estamos na luta.”

Viviane Aparecida de Souza > Auxiliar de enfermagem

“Estamos juntos no combate desse novo vírus, e sei que estamos preparados para o combate dessa doença. Nossa instituição tem nos dado todos os EPIs necessários para essa pandemia. Sei que nós, profissionais, estamos preparados para enfrentar esse momento.”