Agentes entregam máscaras a usuários do transporte público
Atualizado em 29/05/2020 - 11:20
Entrega de máscaras na Zona Leste  06/05/2020
Ação acontece nos principais pontos de ônibus da cidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos segue com a programação de distribuição gratuita de máscaras para os usuários do transporte público. Na manhã desta quarta-feira (6), a ação ocorreu na praça Primeiro de Maio, no bairro Novo Horizonte (região leste), na avenida Tancredo Neves, no Jardim Americano (região leste) e na avenida Nelson D’ávila (centro).

A distribuição gratuita de 100 mil máscaras pela Prefeitura de São José dos Campos foi iniciada no último dia 27. Esta é mais uma ação para evitar a disseminação do novo coronavírus e salvar vidas. As máscaras foram produzidas no Brasil.

Na ação, os agentes da mobilidade e profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana entregam as máscaras aos usuários dentro dos ônibus e vans do transporte alternativo e nos pontos de ônibus. A população tem aprovado as máscaras e a iniciativa da Prefeitura.

“Fiquei sabendo pela televisão. Ainda bem, porque a gente não tem. Às vezes, preciso sair, já que cato reciclados. Ainda não estava usando e é essa entregue pela Prefeitura que vou usar”, disse a moradora do Jardim Americano, Márcia do Rosário, de 60 anos.

Outro morador do bairro que também elogiou a ação foi José Borges Filho, de 62 anos. “Estava sabendo da entrega nos ônibus. Já estava usando. Tenho três de tecido em casa e agora essa da Prefeitura. A ação é ótima para nos proteger e evitar o contágio [do coronavírus]”, afirmou.

Distribuição em agências bancárias e lotéricas

Além da distribuição nos pontos de ônibus com grande circulação na cidade, a Prefeitura iniciou nesta semana uma ação para atender à população que tem ficado nas filas de agências da Caixa Econômica Federal e de lotéricas.

A distribuição, nos pontos de ônibus, agências bancárias e lotéricas, irá ocorrer diariamente, enquanto durar o estoque. A recomendação do uso é uma recomendação do Ministério da Saúde, e não substitui outras práticas necessárias, como a higienização frequente das mãos, isolamento social e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Cuidados Importantes

- A máscara é de uso individual
- Use por cerca de duas horas (após o período o tecido perde a eficácia
- Lave com água e sabão neutro
- Se possível, passe com ferro quente
- Separe um recipiente ou saco plástico para guardar a máscara limpa
- Deixe de molho por 30 minutos em solução com água sanitária ou desinfetante

Como usar e manusear a máscara

- Lave as mãos antes de colocar a máscara
- A máscara deve cobrir o queixo e nariz
- Ela deve ficar justa ao rosto, sem espaço nas laterais
- Não toque no pano da máscara e não a remova para falar
- Tire a máscara pelas alças laterais e higienize as mãos
- Faça a higienização das mãos após o uso


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×