Live aborda envelhecimento e convivência na quarentena
20/06/2020 20:09
Super Chef - Casa do Idoso Centro - 27-04-2018
O intuito da live desta segunda (22) é orientar a população e esclarecer dúvidas sobre como lidar e conviver com o envelhecimento familiar, especialmente durante a pandemia de covid-19 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Como lidar com o envelhecimento familiar, sobretudo em tempos de distanciamento social, será o tema de uma live transmitida pelo Facebook oficial da Prefeitura de São José dos Campos nesta segunda-feira (22), às 10h.

O intuito é orientar a população e esclarecer dúvidas sobre como lidar e se preparar de forma saudável para uma nova realidade dentro de casa, bem como conviver com a mesma durante a pandemia do coronavírus.

Participarão da transmissão uma psicóloga da Casa do Idoso, além de uma representante da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, pasta responsável pelas políticas públicas voltadas ao idoso.

A psicóloga Ana Caroline Oliveira explica a importância de abordar o envelhecimento tanto do ponto de vista do idoso quanto da família para que essa transformação aconteça com equilíbrio.

“A realidade dos idosos em seu dia a dia, os vínculos com seus cuidadores e os desafios que enfrentam precisam ser os focos da nossa atenção, para que o cuidar preserve a autonomia, a liberdade e a dignidade da pessoa idosa”.

A live será aberta ao público. Quem não puder participar no horário marcado poderá assistir ao vídeo posteriormente na página da Prefeitura no Facebook.

Informação e interação na pandemia

Para continuar levando informação e orientações, dar transparência aos atos públicos e garantir a participação da população, especialmente nos temas e situações relacionadas à pandemia, a Prefeitura de São José dos Campos está investimento em transmissões simultâneas por meio do Facebook.

Desde o início da quarentena, somente a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão já promoveu seis lives relacionadas às políticas e serviços da assistência social e assessorias especiais.

Já foram abordados temas como consumo excessivo de álcool na pandemia, tratamento da dependência química, trabalho infantil e violência contra o idoso, assim como a adaptação dos serviços para a população na quarentena.

De acordo com métricas apresentadas pela própria mídia social, as lives obtiveram um alcance estimado de 99 mil pessoas, além de mais de 1.700 envolvimentos, que incluem ações como reações, comentários ou compartilhamentos, visualização de foto ou vídeo ou clique em links.

Fique atento às próximas lives

• Como manter o idoso em movimento de forma segura durante a pandemia

Data: 24 de junho (quarta-feira)

Horário: 10h