São Francisco recebe atividade da Semana do Meio Ambiente
Atualizado em 11/06/2020 - 15:34
Semana Meio Ambiente 2
Atividade da Semana do Meio Ambiente teve como foco o saneamento rural sustentável - Foto: Divulgação

Henrique Macedo
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (10) foi implantada uma fossa ecológica no Bairro dos Remédios, zona rural do Distrito de São Francisco Xavier. A atividade
incluiu a capacitação de colaboradores da Prefeitura e da Urbam, a fim de estimular a difusão desta
solução sustentável.

Saneamento Básico e Rural Sustentável

De forma pioneira, fossas ecológicas (Tanques de Evapotranspiração) estão em fase de implantação
no Distrito, em um projeto de saneamento rural, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos. O projeto contemplará a construção de 200 sistemas de saneamento rural na Bacia do Rio do Peixe, um dos principais afluentes da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Foram captados R$ 893 mil junto à Agência Nacional de Águas (ANA), sendo que neste edital a proposta ficou em segundo lugar dentre 183 cidades de todo o país.

São José dos Campos está entre as melhores cidades do país em relação à coleta e tratamento de esgoto, atingindo índices acima de 97%. Para avançar ainda mais, está inovando para levar o saneamento também à zona rural.