Campanha contra trabalho infantil alerta sobre efeitos da pandemia
Atualizado em 10/06/2020 - 14:54
Apoio Social ao Cidadão
A campanha ainda conta com atividades à distância junto às crianças e famílias ligadas ao PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil (12 de junho), a Prefeitura de São José dos Campos vai usar as mídias sociais e ações à distância para alertar à população sobre o risco de crescimento desta prática em decorrência dos impactos da pandemia.

A iniciativa integra a campanha nacional promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) que traz como tema “Covid-19: agora mais do que nunca protejam as crianças e adolescentes do trabalho infantil”.

Nesta quarta-feira (10), às 10h, uma live via Facebook e Youtube realizada junto com especialistas da área vai explicar, tirar dúvidas e orientar as pessoas sobre o problema.

Ainda nas mídias sociais serão postadas artes que propõem uma reflexão sobre o trabalho infantil, além de convocar a população para o cuidado com as crianças.

Atividades socioeducativas

Além das ações virtuais de mídia, a campanha ainda conta com atividades à distância desenvolvidas pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Prefeitura, junto as crianças e famílias ligadas ao PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

Mesmo em casa, o assunto continua sendo trabalhado com os atendidos, que já produziram cartazes e os cata-ventos, ícone oficial da luta pela erradicação do trabalho infantil.

Para Diva Maria da Silva, assistente social da Prefeitura e responsável pelas ações do PETI no município, as atividades promovidas junto às famílias durante a campanha, bem como ao longo do ano visam sensibilizar e alertar as pessoas para uma mudança de cultura sobre a necessidade de proteção da criança e do adolescente na dinâmica familiar e social “Dar a ela responsabilidades e funções que não condizem com a idade, além de ser perigoso, pode prejudicar o desenvolvimento físico e emocional”.

PETI

Criado pelo governo federal, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é uma iniciativa que visa proteger crianças e adolescentes contra qualquer forma de trabalho, garantindo que frequentem a escola e atividades socioeducativas.

Em São José dos Campos as ações foram intensificadas a partir de 2017, contemplando as crianças e as respectivas famílias.

Ações do PETI em São José dos Campos

Em parceria com órgãos de defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente, a Prefeitura de São José dos Campos realiza ações estratégicas por meio de projetos, programas e serviços.

Ações para crianças e adolescentes

Inclusão ou reinserção em atividades escolares, de cultura, lazer e esporte

Inclusão em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos

Trabalho protegido (aprendiz)

Ações para as famílias

Inclusão em programas sociais de transferência de renda

Qualificação profissional

Atendimento ou acompanhamento social das famílias nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Denúncias

Denúncias sobre situações de trabalho infantil podem ser feitas por meio do telefone 156, pelo Disque 100 ou ainda, acionar uma das três unidades do Conselho Tutelar em São José dos Campos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×