Plantio de árvore celebra revitalização de nascentes urbanas
Atualizado em 08/06/2020 - 17:44
Semana Meio Ambiente 2
Pé de pitanga foi plantado em nascente da região sul, no Jardim Satélite - Foto: Divulgação

Henrique Macedo
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A programação da Semana do Meio Ambiente 2020, em São José dos Campos, prosseguiu nesta segunda-feira (8), com o plantio de um pé de pitanga em uma nascente localizada na rua Antônio Aleixo da Silva, no Jardim Satélite, região sul. Esta nascente contribui na formação do Ribeirão Vidoca. A atividade foi realizada com número reduzido de pessoas para respeitar o distanciamento social em tempos da pandemia em decorrência do coronavírus.

Um casal de moradores do bairro plantou a muda, representando toda a comunidade do entorno que ajuda a cuidar do espaço. “Estou aqui fazendo um pouquinho para ajudar a construir um futuro melhor, pensando no meio ambiente e nos meus filhos e netos que vierem”, disse o morador Salomão Bouéri.
A esposa dele, Taciana Miranda Bouéri, comentou que antes da revitalização da nascente era comum o descarte de entulho na área. “Nós, como moradores, esperamos que haja continuidade do Programa de Revitalização de Nascentes, que é uma ação importante”.

Revitalização

O Revitalização de Nascentes é um dos programas de educação ambiental mais exitosos de São José dos Campos. Já são 34 nascentes em recuperação na área urbana pública do município. O programa existe desde de 2006 e ano a ano novas nascentes são incorporadas. O que garantiu a vitalidade do programa foi o caráter educativo, integrando a comunidade local, tais como escolas e grupos demoradores do entorno. 

A revitalização compreende o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e a mata ciliar nas APP (Áreas de Preservação Permanente). A iniciativa revitaliza e protege nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O programa contempla um trabalho perene de educação ambiental junto a professores e alunos das escolas municipais no entorno das nascentes, que vão desde o envolvimento nas ações de plantio, conservação das áreas, coleta de amostra para análise da qualidade da água, desenvolvendo a consciência da proteção do meio
ambiente e dos recursos hídricos, além do uso racional da água.

A semana do Meio Ambiente continua com diversas atividades até o dia 19 de junho. 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×