São José faz 253 anos com hasteamento e passeios
Atualizado em 12/08/2020 - 14:49
Feriado de Aniversário de 253 anos de São José no Parque da Cidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 27-07-2020
Com as devidas medidas preventivas, famílias aproveitaram a folga do feriado ao ar livre no Parque da Cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Governança

A segunda-feira (27) começou de forma típica e poética em São José dos Campos, com a neblina que cobria o banhado, um dos cartões postais da cidade, dando lugar para um dia ensolarado, de céu azul.

Autoridades se reuniram para o hasteamento das bandeiras na Orla do Banhado em solenidade ao 253 anos do município. Devido à pandemia do novo coronavírus, não houve eventos de grandes aglomerações em comemoração ao aniversário da cidade.

A cerimônia de hasteamento da bandeira contou também com a presença do Quarteto Luzes da Ribalta, que homenageou o município com canções.

“São José dos Campos é próspera e tem muita gente que faz a diferença. Vivemos um momento diferente, que logo vai passar, e muitas coisas boas virão para o futuro. Aqui é como um paraíso para mim”, disse Deusdete Antonio Guimarães, professor de música responsável pelo Quarteto.

“Aqui é uma cidade de oportunidades, que nos acolheu muito bem. Só sinto gratidão, sou muito feliz em São José”, comentou William Wanderlan, filho de Deusdete, que tocou viola no quarteto, acompanhado de dois irmãos e um aluno do grupo.

Dia no parque

O Parque Roberto Burle Marx, outro cartão postal da cidade, também esteve aberto nesta segunda. Com máscaras de proteção, toalhas ou cadeiras de praia para se sentar, álcool em gel em mãos e respeitando os cuidados, famílias aproveitaram o belo dia.

A comerciante Helena Moura, 47 anos, estava acompanhada dos filhos e familiares curtindo a folga. “Viemos aproveitar o feriado para sair um pouco de casa com as crianças, aqui é seguro e está muito bom”, disse.

Para a joseense, o diferencial da cidade é ser “muito organizada e linda para se viver”. A estudante Helena Ribeiro, 9 anos, concorda com sua madrinha e xará e não vê a hora de encontrar os amigos da escola. “Adoro a cidade, o que mais gosto são os parques e a minha escola”, conta.

Junto com o marido, Danilo, e o filho, Gabriel, de um ano e quatro meses, Regiane Giroto, saiu da Vila Adyana para passar a manhã no parque municipal. “Fazia muito tempo que não vinha aqui, hoje decidimos vir cedo e foi ótimo, valeu a pena aproveitar”.

Prevenção e Cuidados

A Prefeitura reforça a importância do uso obrigatório de máscara, a higienização das mãos com álcool em gel 70% e o distanciamento mínimo de dois metros durante a circulação no parque, inclusive na prática de caminhada e corrida, como algumas das medidas de segurança adotadas. Para assegurar o distanciamento, foram demarcados círculos brancos no gramado.

Foram instalados ainda banners com todas as regras e orientações para os usuários, além de aviso de interdição de algumas áreas.

As regras de acesso e restrições de uso são para garantir um ambiente seguro no enfrentamento preventivo ao novo coronavírus.