Ponte estaiada Juana Blanco recebe plantio de ipês
Atualizado em 12/08/2020 - 14:48
Plantio de Ipês para homenagear familiares da Juana Blanco no Arco da Inovação. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 27-07-2020
Netos e familiares de Juana Blanco plantam mudas em homenagem a arquiteta. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Governança

Nesta segunda-feira (27), data de aniversário de São José dos Campos, a Ponte Estaiada Juana Blanco, na região oeste da cidade, recebeu plantio de mudas de árvores na parte inferior, na Avenida Jorge Zarur.

A ação foi em homenagem à arquiteta Juana Blanco, esposa do ex-prefeito da cidade, Emanuel Fernandes, falecida em 2013, que dá nome a ponte aprovada pela Câmara Municipal.

A arquiteta trabalhou por muitos anos em diversas funções da administração pública, entre elas foi secretária de Educação, de Planejamento e chefe de Gabinete.

Um grupo de familiares e autoridades da cidade, entre eles o ex-prefeito Emanuel, filhos e netos, o deputado federal e ex-prefeito Eduardo Cury, participou do plantio de mudas de ipês brancos.

Segundo a filha de Juana, Lia Blanco, o gesto de plantar árvores, das espécies preferidas da mãe em lugar e datas especiais foi uma homenagem emocionante.

Nascida em Salamanca, na Espanha, Juana mudou-se ainda criança para o Brasil. Ela faleceu aos 61 anos, em 9 de março de 2013, deixando um grande legado ao município, com destaque para um novo padrão de reforma das escolas municipais.