Arco da Inovação melhora o serviço de transporte público
Atualizado em 12/08/2020 - 14:59
Melhorias geradas no transporte público com o Arco da Inovação. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 07-07-2020
A obra também permitiu a implantação de baia e abrigos de ônibus - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Conforme previsto, a obra do Arco da Inovação, que gerou a remodelagem no trânsito e na mobilidade urbana na região da rotatória do Colinas, tem gerado melhorias no transporte público. Ao todo, mais de 60 mil trabalhadores passam pela região em 1.246 viagens de ônibus todos os dias, além de 150 mil veículos que trafegam pelo local.

Além da construção da ponte estaiada, que liga a avenida Jorge Zarur às avenidas São João e Cassiano Ricardo, a obra permitiu uma série de melhorias, entre elas a implantação de baia e abrigos de ônibus na região da rotatória do Colinas e na subida da avenida São João. O que dá mais e melhores opções de embarque e desembarque aos usuários do transporte público.

A instalação de um moderno sistema semafórico inteligente também contribui para uma melhor fluidez no trânsito, permitindo uma passagem mais rápida pela rotatória do Colinas. Algumas linhas que trafegam pela região, inclusive, como a 311 e 313, tiveram uma redução de 14 e 17 minutos, respectivamente, no tempo médio das viagens no horário de pico da manhã, numa comparação entre os meses de março e julho deste ano, antes e após a entrega do Arco da Inovação.

O morador do Jardim Pôr do Sol, na região oeste, Pérsio Rozendo de Oliveira, de 54 anos, gostou da implantação de um novo abrigo de ônibus na subida da avenida São João, sentido Jardim Aquarius. “Venho lá do Jardim Paulista, desço aqui e faço a integração com o 311. Antes, pegava no ponto perto do Poupatempo, aqui melhorou com esse ponto”, disse.

A novidade também agradou a moradora do Pousada do Vale, na região leste, Creuza dos Santos, de 57 anos. “Esse ponto aqui melhorou, agora só tem descida pra mim”, afirmou. “Está mais rápida [a viagem]”, completou Creuza, que utiliza a linha 313.

As melhorias geradas pela Obra do Arco da Inovação também foram percebidas pela diarista Valdete, de 44 anos, que mora no Campo dos Alemães, na região sul. “Pego um ônibus até a avenida Andrômeda e lá integro com a 331 pra vir pra cá. Antes, descia um pouco mais à frente, aqui ficou melhor porque meu serviço é aqui perto”, contou Valdete, que reconhece uma melhora no tempo de viagem. “Senti essa diferença.”

Já a moradora Norma Gouveia, de 60 anos, gostou da criação de uma baia com implantação de abrigo de ônibus nas proximidades da rotatória do Colinas. “Esse ponto ficou melhor. A acessibilidade ficou melhor e também é mais próximo do outro ponto [da avenida Jorge Zarur, onde alguns usuários realizam a integração]”, afirmou a moradora do Jardim Morumbi, na região sul.

A mudança também foi elogiada pela moradora do Jardim São José, na região leste, Rita de Cássia dos Santos, de 53 anos. “Vou para o Novo Horizonte e vou integrar depois. Desde quando implantou, pego aqui. Antes, pegava na frente do supermercado. Melhorou, está excelente”, disse.

O objetivo da ponte estaiada Juana Blanco é desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade e beneficiar motoristas e passageiros do transporte coletivo, já que o complexo viário do Arco da Inovação irá permitir que os trajetos entre a região central do município e as regiões sul e oeste sejam feitos com maior agilidade.

Além das melhorias no serviço de transporte público e sistema semafórico, a obra do Arco da Inovação permitiu ainda o recapeamento asfáltico na região, o alargamento do viaduto sobre o Córrego Senhorinha e a acessibilidade para as pessoas com deficiência.

O complexo viário terá ainda uma ciclovia de 3,6 quilômetros de extensão, que ligará a avenida Linneu de Moura à passarela da Via Dutra. O projeto contempla duas passarelas, uma sobre o Córrego Senhorinha e outra sobre o Anel Viário.

Única no Brasil em arco e curva, a obra teve um método de construção mais eficaz e econômico, além de ser menos agressivo ao meio ambiente.