Urbam realiza sinalização viária do Hospital de Retaguarda
Atualizado em 12/08/2020 - 14:59
Sinalização - Hospital de Retaguarda
Após a pandemia, o hospital será o novo Pronto-Socorro do HM para atender os pacientes do SUS - Foto: Divulgação

Ana Lúcia Abranches
Urbam

A Urbam (Urbanizadora Municipal) realizou a sinalização viária da área externa e do estacionamento do Hospital de Retaguarda. A equipe também fez toda a sinalização viária da rua Felício Savastano – onde se situa o hospital, na Vila Industrial, na região leste. O novo hospital vai ampliar o atendimento aos pacientes da covid-19.

A Urbam construiu a base da nova unidade que recebeu a construção modular, pela Método Engenharia e pela empresa Brasil ao Cubo. A equipe de engenharia e obras da Urbam atuou ainda nas instalações da infraestrutura como redes de água, esgoto, construção de calçadas, área para resíduos e sala do motor gerador, asfalto da entrada lateral e do estacionamento, além da implantação do gradil que circunda o prédio.

Além disso, construiu a cabine primária que recebeu transformador de 300 KVA (quilovoltamperes), carga necessária para suportar os equipamentos elétricos do novo hospital, além da instalação do sistema de proteção de descarga atmosférica. A equipe também realizou a instalação dos cabos de distribuição do sistema elétrico e do gerador de 75 KVA e implantou a iluminação da área externa do hospital.

Obra definitiva

Diferentemente de um hospital de campanha, essa obra será definitiva. Após a pandemia, o hospital será o novo Pronto-Socorro do HM para atender os pacientes do SUS.

A obra está estimada em R$ 12,9 milhões e está sendo feita com a maior parte de recursos doados por empresas de São José que querem ajudar no enfrentamento à pandemia.

São elas: Farma Conde (R$ 2 milhões), grupo Spani Atacadista e Villarreal Supermercados (R$ 2 milhões), DM Card (R$ 2 milhões), Método Engenharia e Brasil ao Cubo (R$ 2,4 milhões). A Prefeitura utilizará R$ 4,5 milhões de recursos próprios.