São José conclui entrega de cestas doadas pelo Estado
Atualizado em 12/08/2020 - 15:03
Chegada e entrega das primeiras cestas enviadas pelo governo do estado. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 13-05-2020
A distribuição foi feita de porta a porta para evitar que as pessoas precisassem se deslocar e pudessem manter o distanciamento social, necessário para o momento - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu nesta semana a entrega das 28.434 cestas de alimentação doadas pelo Governo do Estado de São Paulo para auxiliar as famílias em situação de extrema pobreza durante a pandemia do coronavírus.

Todas as cestas foram levadas até o domicílio dos beneficiados, no entanto, em função de endereços desatualizados ou incorretos no Cadastro Único, algumas famílias precisaram retirar a cesta pessoalmente nos pontos de distribuição que funcionaram por três dias, somente para atender a esta demanda.

Logística

No dia 12 de maio, o Governo Estadual enviou ao município uma lista nominal que indicava quem deveria receber a cesta. No mesmo dia, a relação foi publicada no site da Prefeitura para que as pessoas pudessem consultar.

A cestas começaram a chegar no município, em lotes, no dia 13 de maio.

Para levar os alimentos às famílias em segurança, a Prefeitura organizou uma força-tarefa que incluiu um sistema de roteirização e o convite aos transportadores escolares que prestam serviços ao município para fazer as entregas. Estes profissionais estavam sem renda desde a suspensão das aulas. Aqueles que aceitaram participar desta logística foram remunerados.

A distribuição foi feita de porta a porta para evitar que as pessoas precisassem se deslocar e pudessem manter o distanciamento social, necessário para o momento.