Com assistência, mulheres superam violência doméstica
Atualizado em 12/08/2020 - 15:04
Superação da violência doméstica. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 29-06-2020
S.B.S. superou a condição de violência e quer inspirar outras mulheres a procurar ajuda - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

“Nunca mais você vai me machucar, maltratar, nem tirar nada de mim. Nunca mais.”

A frase dita por S.B.S, de 49 anos, ao então companheiro após um episódio de humilhação pública, encerrou um ciclo de violência física e psicológica que durou mais de 20 anos. Decidida e com o apoio da família, ela procurou ajuda.

Na Delegacia da Mulher, ela deu o primeiro passo para o fim do sofrimento, registrando o Boletim de Ocorrência contra o marido. Na sequência, o próprio órgão encaminhou a dona de casa para o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) onde ela teve acesso a toda ajuda de que precisava.

Na unidade do Creas Sul, a equipe juntou todos os documentos necessários para que S.B.S. pudesse requerer a medida protetiva, mecanismo legal que, neste caso, tem como objetivo proteger a mulher em situação de violência. Pouco tempo depois, o Tribunal de Justiça determinou o afastamento do agressor.

Há quase dois anos livre da violência, S.B.S relata emocionada a importância do Creas nessa mudança de vida. “O Creas foi tudo, foi meu socorro. Elas (assistentes sociais) me ajudaram a conseguir o que eu queria”.

Na unidade, S.B.S. ainda passou por acompanhamento psicológico, conheceu outras mulheres com histórias parecidas com a dela nas atividades em grupo, o que para ela foi fundamental para a superar o trauma. “Vi que não acontecia só comigo e que também poderia ajudar outras mulheres.”

Na unidade da assistência, ela também teve a oportunidade de desenvolver um talento nato: trabalhos manuais. Nas oficinas realizadas no Creas, ela aprendeu a bordar, decorar potes, caixas, entre outros tipos de artesanato, atividades que, segundo ela, fazem bem para a cabeça e ainda tem ajudado a gerar renda.

Atualmente, as três unidades do Creas acompanham 128 mulheres que, como S.B.S. superaram o medo e a insegurança e procuraram ajuda para vencer a violência.

Creas

O Creas é uma unidade da assistência social que oferece atendimento especializado para os casos de violação de direitos.

Todas as unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

• CREAS Centro-Norte
    Rua Sebastião Humel, nº 523, Centro
    Telefones: (12) 3923-7200 / 3913-2827 / 3913-2829
  • CREAS Leste
    Praça José Molina s/n– Vila Industrial
  • CREAS Sul
    Rua José Bento de Moura, 254 – Bosque dos Eucaliptos

Outros serviços

Além dos Creas, Prefeitura de São José dos Campos ainda conta com outros serviços para auxiliar as mulheres vítimas de violência:

• Auxílio Moradia Temporário
  • Abrigo Protetivo
  • Abrigo Feminino e LGBT
  • Abrigo para famílias e indivíduo
  • Patrulha Maria da Penha serviço 24 horas com equipe especializada e acompanha Mulheres em situação de violência com medida protetiva indicadas pelo poder judiciário.

Campanha

Para incentivar a população a atuar, por meio de denúncias, no combate e prevenção da violência contra crianças e adolescentes, idosos e mulheres, a Prefeitura lançou em junho uma campanha virtual.

O slogan das peças “Nem todo mundo está protegido em casa” faz uma reflexão sobre o confinamento e o distanciamento social, que no caso da violência podem funcionar como um agravante, em função do estresse e da impossibilidade de conviver com outras pessoas que possam identificar a violência, como acontece nos ambientes de trabalho, na escola ou até mesmo na comunidade.

Canais de denúncia

Denúncias para violência contra crianças, adolescentes e idosos - Disque 100

Proteção à mulher
Ligue 180 - informações e orientações
Ligue 153 – pedido de socorro

Todos os canais funcionam 24h.

Boletim de ocorrência

Desde 2/4/2020, o Boletim de Ocorrência por situação de violência doméstica pode ser registrado por meio eletrônico no endereço: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home

Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, Criança e Adolescente
De segunda-feira à sexta-feira (exceto feriados) com atendimento presencial