Serviço de apreensão já capturou 78 animais de grande porte
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
Abrigo para animais de grande porte 07 01 2019
O serviço tem o objetivo de recolher animais soltos ou amarrados em locais públicos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Implantado pela Prefeitura de São José dos Campos em janeiro do ano passado, o serviço de apreensão de animais de grande porte realizou até agora 448 atendimentos, que resultaram em 78 apreensões, sendo 20 bovinos, 57 equinos e 1 ovino.

Do total de apreensões, 39 animais foram resgatados pelos proprietários, que pagaram uma taxa administrativa de R$ 500 por animal, além de encargos administrativos, como diária, transporte e registro. Todos os animais receberam microchip de identificação, que facilita a localização em caso de reincidência.

O serviço tem o objetivo de recolher animais soltos ou amarrados em locais públicos, sejam saudáveis, debilitados, feridos, acidentados ou mortos em vias públicas, além dos que estiverem sofrendo maus-tratos.

Além da apreensão, o serviço garante a guarda, tratamento veterinário, alimentação e posterior destinação de animais de médio e grande porte, como suínos, caprinos, ovinos, bovinos, equinos e similares.

O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive finais de semana. A empresa contrata pela Prefeitura é acionada através da Central 156 ou COI (190). Os animais são transportados em veículo apropriado para resgate ou apreensão, em condições de uso e higienização, sem riscos de fuga no trajeto até o local da guarda.

O endereço do abrigo não é divulgado por questão de segurança, pois trata-se de animais de interesse econômico.

Destinação

O proprietário do animal apreendido tem prazo de 5 dias para requisitá-lo junto ao Centro de Controle de Zoonoses, devendo apresentar prova de propriedade por documentação, fotos e testemunho. Após a conferência, o proprietário poderá regatá-lo mediante pagamento de taxa de manutenção no valor R$ 500,00 por animal e demais encargos previstos em lei.

O serviço de apreensão de animais de grande porte integra as ações do programa de Bem Estar Animal implantado pela Prefeitura.