São José conclui 1ª Operação Integrada de segurança de 2020
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
OPERAÇAO INTEGRADA - 24-01-2020 - LUCAS CABRAL
O trabalho conjunto da 1ª Operação Integrada de segurança do ano, durou 24 horas - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Foi realizado nesta sexta-feira (24) e sábado (25), a primeira Operação Integrada de 2020, mais uma ação do programa São José Unida, que reúne todas as forças de segurança com o objetivo de reduzir a criminalidade no município. O trabalho conjunto em São José dos Campos e Jacareí durou 24 horas.

E o balanço da primeira Operação Integrada de 2020 foi positivo. A PM (Polícia Militar) participou com um efetivo de 147 policiais, em 93 viaturas, além de uma aeronave. Ao todo, foram abordadas 459 pessoas, tendo dez prisões, dois procurados pela Justiça capturados, dois menores apreendidos, 182 veículos vistoriados, um veículo recuperado, uma arma recuperada, 7,6kg de drogas apreendidas e 26 veículos vistoriados.

A GCM (Guarda Civil Municipal) abordou 15 pessoas, realizou uma prisão, apreendeu 930 gramas de maconha e vistoriou duas motocicletas. O Detran também participou da ação e realizou a fiscalização de 11 estabelecimentos, sem registro de autuação.

Operação Integrada

Na operação, órgãos municipais, estaduais e federais estão atuando de modo articulado em estratégias operacionais para atender as demandas da população. As atividades visam aplicar a lei, manter a ordem, prevenir crimes, coibir o comércio irregular e identificar pontos críticos, focos da atenção do poder público.

Na ação, são realizados, por exemplo, bloqueios para apreensão de armas e drogas, vistorias em veículos, ações objetivando combater os ilícitos ambientais e cumprimento de mandados judiciais, entre outras ações. Em 2019, foram realizadas sete ações como a deste final de semana.

A Prefeitura participou desta nova Operação Integrada com 17 guardas civis municipais e 4 fiscais de posturas, com 13 viaturas e 7 motos.

Também foram envolvidas equipes das polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária Estadual e Federal, do Detran e da Base de Aviação, além de guardas civis municipais e agentes de posturas da Prefeitura de Jacareí.

São José Unida
O programa São José Unida foi implantado pela Prefeitura em 2017 e reúne as principais forças de segurança que atuam no município. O objetivo é prevenir e diminuir a criminalidade.

Participam a Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.