Novos Agentes de Controle de Endemias têm treinamento
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
Novos agentes de controle de endemias
Os agentes participarão de atividades como vistorias de imóveis, disk-dengue e nebulização - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Nesta segunda-feira (20), no auditório do Centro da Juventude, a Prefeitura de São José dos Campos deu as boas-vindas para os 100 novos agentes de controle de endemias (ACE), que irão compor as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).  As contratações foram feitas pelo regime CLT, após processo seletivo de duas fases teóricas concluídas em dezembro do ano passado.

Os agentes passarão por treinamentos durante esta semana. Na terça-feira (21) será abordado o tema “Fauna Sinantrópica de Interesse à Saúde Pública” e “Bem Estar Animal”. Na quarta (22) o tema abordado será “Arboviroses – Doenças e bioecologia do vetor”, além de assuntos relacionados às vistorias de imóveis, disk-dengue e nebulização. O último dia de treinamento será na quinta-feira (23), com palestras sobre “Preenchimento do boletim” e “Estratégia de base”.

Claudinor Alves da Silva, de 37 anos, morador do Bosque dos Ipês, nunca trabalhou na área da saúde, mas diz ter se esforçado para estudar e conseguir a vaga. “Fiquei sabendo sobre o processo seletivo através de pesquisas relacionadas a concursos públicos. Apesar de ter sido um processo difícil e concorrido, foi uma experiência muito boa”, conta ele, orgulhoso da boa classificação que obteve.

Contando com os 100 novos profissionais contratados, a Prefeitura passará a ter 188 agentes trabalhando nas equipes do CCZ.

No mesmo processo seletivo foram contratados 100 agentes comunitários de saúde (ACS), que estão compondo as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) junto às unidades básicas de saúde (UBS), em todas as regiões da cidade.