UBS’s ganham reforço de 40 técnicos para atualização cadastral
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
UBS Resolve Putim
Os técnicos irão abordar os usuários que estiverem na recepção da UBS para atualização dos dados cadastrais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

As 40 unidades básicas de saúde de São José dos Campos ganharão o reforço de técnicos contratados pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa e Planejamento), a partir de segunda-feira (20), que irão auxiliar na campanha de atualização dos dados cadastrais dos munícipes no Sistema de Atendimento Municipal de Saúde – SAMS.

A medida vem ao encontro da portaria que regulamenta o cadastro municipal e está em consonância com as novas regras do Ministério da Saúde, válidas a partir de 2020, que exigem cadastros individualizados para atendimento dos pacientes do SUS.

O trabalho também visa fazer um mapeamento dos usuários da rede municipal de saúde, com o objetivo de melhor atender a população.

Cada UBS contará com a presença de um técnico, que irá realizar a ação de mapeamento dos usuários presentes na unidade, das 7 às 13h. Eles irão abordar os usuários que estiverem na recepção da UBS, com o objetivo de mapear o perfil dos usuários atendidos nas UBS´s e apoiar na atualização dos dados cadastrais incompletos, sobretudo o CPF, que este ano passa a ser obrigatório para os usuários do SUS.

Eles estarão com crachá de identificação, contendo o nome, foto e telefone de contato do Ipplan, para melhor identificação pelo paciente.

Os técnicos também orientarão o munícipe quanto ao uso do aplicativo “Saúde na Mão”, desde a sua instalação até o uso de suas funcionalidades, que traz benefícios diretos para o paciente, agilizando seu atendimento.

Entre os benefícios do aplicativo estão a possibilidade de verificar as consultas agendadas (data, horário e local),     receber lembrete dos agendamentos, desmarcar consultas agendadas, visualizar resultados de exames realizados, acompanhar os processos de medicamentos de alto custo e consultar a disponibilidade de medicamentos na farmácia da UBS.

Ligações

Além deste trabalho presencial, os munícipes que não possuem CPF registrado no SAMS poderão receber uma ligação telefônica da equipe de atendimento da Central Integrada de Relacionamento, oferecendo a oportunidade de atualização do documento no sistema.

As ligações têm ocorrido de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. As ligações são identificadas pelo número (12) 2170-2656. Ao identificar chamadas desse número, o munícipe poderá atender a chamada, ou retornar a ligação para a Central 156 com o CPF em mãos.

Os campos de registro do CPF no sistema fazem automaticamente a verificação do número do documento válido ou em duplicidade. A partir da ligação, o munícipe informa o CPF, que se for validado pelo sistema é atualizado no devido CRA. Se ao atender a ligação houver e recusa em informar o CPF, o cadastro passa a ficar inativado no sistema.

Caso o munícipe não atenda a ligação após as tentativas realizadas pela Central – conforme os mesmos critérios de tentativas de contato já convencionadas para o agendamento de consultas e exames – , o cadastro também fica inativado no SAMS, podendo ser reativado a qualquer momento quando ele comparecer à UBS para atualização.