São José tem novos pontos de iluminação em passeios públicos
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
Placa da Iluminação Ornamental do Pousada do Vale  13/01/2020
Passeio do bairro Pousada do Vale é um dos pontos que vai receber iluminação ornamental - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos está implantando três novos pontos de iluminação ornamental em passeios públicos para aumentar a segurança dos pedestres e valorizar os espaços urbanos.

Os passeios ficam na rua Maria Júlia Dias Veneziani, no bairro Pousada do Vale, região leste; na avenida Sebastião Gualberto, na Vila Guarani, região central; e na rua Antônio Aleixo da Silva, no Jardim Satélite, região sul. Ao todo serão instaladas 38 luminárias de LEDs e 32 postes metálicos de cinco, sete e oito metros de altura.

O investimento da Prefeitura é de R$ 80 mil e a implantação tem previsão de término em início de abril. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Manutenção da Cidade, responsável pela iluminação ornamental do município e também pela gestão da iluminação das vias públicas. O serviço será executado pela empresa Alfi Construção Eireli EPP.

A iluminação ornamental é utilizada em áreas abertas de lazer ou de circulação exclusiva de pedestres e ciclistas, tais como praças, pistas de caminhada, calçadões, ciclovias, vielas, passeios, academias ao ar livre e áreas verdes. Pode ser usada ainda em viadutos, pontes, túneis passarelas e monumentos.

Modernização

A Prefeitura também está investindo R$ 32 milhões para melhorar e modernizar a iluminação nos bairros, através do Projeto Iluminar. Atualmente, já são 43 mil LEDs instaladas em mais de 200 bairros inteiros. A meta é substituir 60 mil luminárias até final do ano.