Prefeitura dá posse aos novos conselheiros tutelares
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
POSSE CONSELHO TUTELAR - 10-01-2020 - LUCAS CABRAL
Com o objetivo de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, os novos conselheiros terão mandato até 2024 - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta sexta-feira (10), a cerimônia de posse dos 15 novos conselheiros tutelares para o mandato 2020-2024. Cerca de 80 pessoas compareceram evento que contou com a presença de autoridades, servidores, familiares dos conselheiros, além da comunidade.

Na presença de todos, os conselheiros juraram trabalhar na proteção dos direitos da criança e do adolescente, além de usar o diálogo e orientação como ferramenta de prevenção e conciliação de conflitos.

Lilian Aparecida dos Santos, 39 anos, psicóloga, que assumiu uma das cadeiras do novo Conselho Tutelar Leste, afirma que proteger o direito da criança e do adolescente sempre foi um de seus objetivo de vida “Quero trabalhar na prevenção para reduzir o número de ocorrências e assegurar os direitos sejam respeitados”.

Divisão territorial

Com a criação do 3º Conselho Tutelar na região leste, a divisão territorial de atendimento foi alterada, dividindo-se entre as três unidades. As áreas de abrangência de cada Conselho podem ser consultada no site da Prefeitura.

Melhorias

A Prefeitura de São José dos Campos vêm realizando investimentos no sentido de facilitar o trabalho do Conselho e proporcionar melhores condições de trabalho e acolhimento à população:

• Disponibilização de um carro com motorista 24h a serviço dos conselheiros
  • Aquisição de telefones móveis sem limites de chamadas locais e interurbanas
  • Contratação de uma empresa de segurança para as unidades
  • Melhorias estruturais nos prédios

Além disso, durante a posse foi anunciada a aquisição do SIPIA (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência), ferramenta do Governo Federal para registro de atendimentos e ocorrências atendidas pelos Conselhos Tutelares, que auxilia no planejamento estratégico das ações e gestão de informações.