Agentes realizam treinamento para conservação das viaturas
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Curso de mecânica dos agentes da mobilidade 12/02/2020
Treinamento de capacitação e conhecimentos mecânicos será realizado até o fim desta semana - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, tem priorizado a capacitação e oferecido melhores condições e ferramentas de trabalho para os servidores municipais, entre eles os agentes da mobilidade, que iniciaram nesta semana um curso de mecânica básica.

A intenção do curso é garantir uma boa conservação das viaturas utilizadas pelos agentes, manter a reciclagem teórica dos servidores, além de ajudar os munícipes em possíveis panes de veículos durante as operações ou atendimentos de rotina.

O servidor Paulo Sérgio Simões, de 58 anos, é agente há 24 anos. Ele gostou muito do que aprendeu no curso. “Aprendemos como cuidar melhor da viatura e as instruções passadas também vão ajudar caso aconteça alguma falha no nosso carro e no da população também. O que foi ensinado aqui vai nos ajudar muito”, disse.

“Já tinha uma noção básica de mecânica, mas com o tempo a gente acaba esquecendo e é sempre bom estar relembrando”, completou Simões. Outro agente que também aprovou o treinamento foi o Cristiano José Tavares, de 42 anos.

“Gostei muito do treinamento. Foram muito bacanas as orientações. Elas irão nos ajudar mais ainda no dia a dia”, afirmou.

O treinamento de capacitação e conhecimentos mecânicos será realizado até o fim desta semana com todos os agentes da mobilidade de São José dos Campos. A atividade é uma parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana com uma escola privada de mecânica que já realiza treinamento e cursos gratuitos no município e em outros do país.

Prefeitura investe em viatura e tablet para agentes

Em outubro do ano passado, a Prefeitura entregou as novas viaturas para a frota dos agentes da mobilidade, além de tabletes, que informatizaram as ocorrências e permitiram uma resposta mais rápida à população.

O objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão prezando pela fluidez e segurança no trânsito, a proteção ao pedestre e ao cuidado com a cidade. Os agentes contam com uma estrutura de 17 viaturas, 22 motos, 2 carros de passeio, 2 kombis, 2 guinchos Mão na Roda, uma van, um caminhão carroceria e um caminhão baú.

Prefeitura unifica equipes e melhora serviços

A atual gestão unificou as equipes de agentes de trânsito e fiscais do transporte público, tornando-os agentes da mobilidade. A novidade tem foco no compartilhamento de recursos, um dos pilares do governo.