São José Unida intensifica combate aos fluxos do funk
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Fluxo Zero - 1º e 2 de fevereiro de 2020
Operação Fluxo Zero durante Patrulha do Sossego Público neste final de semana - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Com o objetivo de traçar estratégias de atuação para 2020, a Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta quarta-feira (5) a primeira reunião do ano do programa São José Unida.

O encontro está programado para as 10h, no salão nobre do Paço Municipal (7º andar).

O São José Unida foi implantado pela Prefeitura em 2017 e reúne todas as forças de segurança que atuam no município com o objetivo de prevenir a violência e diminuir os índices criminalidade, o que tem acontecido mês a mês, de acordo com as estatísticas divulgadas pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

Participam do programa GCM (Guarda Civil Municipal), DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.

Combate ao fluxo

O trabalho do São José Unida tem obtido bons resultados.

Neste final de semana, foi realizada mais uma Operação Conjunta Fluxo Zero, que integra as ações da Patrulha do Sossego Público de combate aos fluxos do funk e à perturbação do sossego devido ao som alto nas ruas da cidade.

A ofensiva contou com a participação de guardas civis municipais, fiscais do DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais) e agentes de Mobilidade Urbana, em parceria com policiais militares.

Durante a operação, foram realizadas vistorias em 17 bairros do centro e das zonas sul, leste, oeste e sudeste.

Foram executados 2 bloqueios policiais e 91 abordagens, aplicadas 24 multas por estacionamento irregular e irregularidades em estabelecimentos comerciais e fechadas 5 adegas por descumprimento a determinações para sanar as pendências.

Ações intensificadas

O combate ao fluxo do funk tem sido intensificado pela Prefeitura desde 2018.

Em 2019, foram aplicadas 2.229 multas, sendo 1.241 por som alto e 988 por estacionamento irregular.

Este número representa um aumento de 28% em relação a 2018, quando foram realizadas 1.741 autuações. Deste total, foram 1.198 multas por som alto e 543 por estacionamento irregular.

Prevenção

Além da intensificação das ações, a Prefeitura também tem obtido sucesso no impedimento e nas interdições de fluxos do funk.

Em 2018 e 2019, foram evitados 67 eventos em chácaras e outros locais, garantindo o sossego da população.

Coibir as festas com sol alto que perturbam os vizinhos tem sido possível através de ações de inteligência e de monitoramento das redes sociais onde são combinados os fluxos do funk.

Ajuda popular

Os bons resultados também se devem à colaboração da população através de denúncias pela Central 156 (telefone, aplicativo e site), pelo 153 da Guarda Civil Municipal e pelo 190 da Polícia Militar.

Somente no 156, foram feitas 5.446 reclamações de perturbação do sossego público em 2018 e 2019.

A Prefeitura orienta os munícipes a continuarem denunciando pelo 156 e 153, ajudando a Administração no combate ao fluxo do funk.

Força-tarefa

A Patrulha do Sossego Público foi criada na atual Administração para formar uma força-tarefa que une fiscalização e policiamento ostensivo no combate a fluxos de funk, infrações à Perturbação do Sossego Público, à lei das calçadas e outras violações.

Todas as sextas, sábados, domingos e feriados, são realizadas ações com base no levantamento de informações sobre fluxos programados e anunciados nas redes sociais, assim como em função das reclamações de moradores.

Bons resultados

Já foram alcançados resultados expressivos em áreas onde os fluxos eram constantes, como a avenida Anchieta e o Jardim Nova Esperança (Banhado), ambos na região central, Santana (norte) e Urbanova (oeste), entre outros.

Tentativas de realização de fluxos em chácaras alugadas em bairros periféricos e da zona rural também têm sido rechaçadas por meio do rastreamento da divulgação das festas em mídias sociais ou por denúncias feitas por moradores vizinhos.

Nesses casos, os locais são interditados antes do início dos eventos. Foram evitados fluxos, entre outros locais, nos bairros Capuava e Putim, na região sudeste, e Parque Interlagos, na região sul.

A GCM orienta a população a entrar em contato com a Central 190 nos primeiros indícios da instalação de um fluxo, pois a partir de sua formação o trabalho de dispersão torna-se mais difícil.
Pelo mapeamento das reclamações, a Patrulha do Sossego Público faz o planejamento de suas ações.

Patrulha em números

Multas por som alto: 1.241