Apadrinhamento afetivo prorroga o prazo de inscrições
Atualizado em 29/05/2020 - 10:47
1º Seminário do Vale do Paraíba sobre Apadrinhamento Afetivo para crianças e adolescentes. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 09-03-2020
As crianças e adolescentes incluídos no programa têm entre 10 e 17 anos de idade e perspectiva de longa permanência no serviço de acolhimento - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Construir laços afetivos e se tornar referência para uma criança ou adolescente será a missão daqueles que se inscreverem para o programa de Apadrinhamento Afetivo em São José dos Campos.

E para garantir que mais pessoas possam participar do programa, após a pandemia do Coronavírus, as inscrições foram prorrogadas por prazo indeterminado. Quem tiver interesse pode acessar o site da Prefeitura.

Com a ampliação dos prazos para inscrição, os encontros presenciais que integram as próximas etapas do programa também foram adiados, todos ainda sem data para realização.

O programa

O programa traz para meninos e meninas acolhidos em entidades assistenciais a oportunidade de um suporte afetivo para além daqueles construídos dentro da instituição, sentindo-se mais apoiados e fortalecidos para a construção de uma vida autônoma.

As crianças e adolescentes incluídos no programa têm entre 10 e 17 anos de idade e perspectiva de longa permanência no serviço de acolhimento.

Iniciado em São José dos Campos no ano de 2017, o programa era coordenado pela Vara da Infância e Juventude.

Neste ano, a seleção e formação dos padrinhos passou a ser uma responsabilidade conjunta da Vara da Infância, da equipe de assistentes sociais e psicólogos da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão da Prefeitura, do Instituto Fazendo História, entidade não-governamental escolhida pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) para capacitar municípios do Estado de São Paulo ao programa de Apadrinhamento Afetivo.