Novos guardas municipais começam a atuar em São José
Atualizado em 29/05/2020 - 10:47
Entrega de uniforme a 31 novos guardas municipais. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 01-04-2020
Seguindo todas às medidas adotadas para combater o coronavírus, os novos guardas se apresentaram e participaram da inspeção do primeiro uniforme - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Nesta quarta-feira (1), 31 novos guardas civis municipais participaram da formação do curso de seis meses, com 720 horas de aulas práticas e teóricas.

Seguindo todas as medidas adotadas para combater o coronavírus, os novos guardas se apresentaram e participaram da inspeção do primeiro uniforme.

Sara Coupê, única mulher da turma, deixou a guarda de Mogi das Cruzes para atuar no município.

“A área da segurança pública sempre foi meu sonho. A guarda de São José é exemplo para todo Brasil. A cidade é incrível. Estou orgulhosa. Sonhei muito com esse dia. Estou feliz em saber que daqui a pouquinho estarei na rua trabalhando com excelência”, disse.

Cheio de expectativas e sonhos, Maurício Feitosa mudou radicalmente de área. Bancário havia mais de 12 anos, tem projetos para a nova fase.

“Sou apaixonado pela Defesa Civil. A expectativa agora é saber para onde vou, o que vou fazer. Somos treinados para tudo. Em qualquer área que atuar, darei o meu melhor. O curso prepara a gente para isso”, pontuou.

Durante o curso, que teve início em outubro de 2019, os novos guardas receberam aulas de tiro no estande da GCM de São José, na zona norte. As atividades adequadas ao Método Giraldi (também conhecido como Treinamento Defensivo na Preservação da Vida) consistem em um conjunto de técnicas e normas utilizadas por forças de segurança em todo o país.

Além disso, é um método recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Cruz Vermelha Internacional, por ser focado na segurança do agente, da vítima e também do agressor.Os novos guardas passaram ainda por treinamentos de tiro em alvos e em situações cotidianas simuladas.

Treinos físicos e de defesa pessoal, treinamento de rapel e aulas teóricas e práticas sobre legislação, disciplina e hierarquia e procedimentos operacionais e administrativos, entre outros conhecimentos também acompanharam os seis meses de preparação.

“Sou do Rio de Janeiro, servi a Marinha, também atuei como fuzileiro naval. Essa cidade é maravilhosa, acolhedora. Semana que vem busco a minha família. Vestir esse uniforme é emocionante. Agora vejo que fiz a melhor escolha”, concluiu Otávio Ponciano.

Reforço

Com o novo grupo, terão sido incorporados 100 novos agentes. Outros 69 iniciaram o trabalho operacional em maio de 2019.

O concurso para Guarda Civil Municipal 2ª Classe foi aberto em 9 de fevereiro de 2018 e teve 4.563 candidatos. No dia 19 de outubro de 2018, a seleção foi homologada com 236 aprovados.

O processo seletivo previa a contratação de 50 guardas. Porém, a Prefeitura decidiu dobrar para 100 com a finalidade de agilizar e otimizar o serviço prestado à população.

Criada há 32 anos, a partir desta quarta (1), a GCM de São José, passará a contar com um efetivo de 360 homens e mulheres.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×