Dia Mundial sem Carro é celebrado com passeio ciclístico
Atualizado em 23/09/2019 - 10:09
Circuito de Lazer e Passeio Ciclístico. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 22-09-2019
Cerca de 200 pessoas participaram do passeio ciclístico, os moradores que não possuem bicicleta também puderam aproveitar a atividade por meio das bikes compartilhadas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Mobilidade Urbana

Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, celebrado neste domingo (22), a Prefeitura de São José dos Campos, organizou, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, o tradicional passeio ciclístico. A edição deste ano fez parte de uma série de atividades oferecidas gratuitamente para a população na segunda edição do Circuito de Lazer.

Cerca de 200 pessoas participaram do passeio ciclístico, os moradores que não possuem bicicleta também puderam aproveitar a atividade por meio das bikes compartilhadas fornecidas pelas empresas Yellow e Serttel (Samba).

Praticante da modalidade, Fernanda Cardoso, acompanhada do esposo Marcelo Cunha e os filhos Victor de 11 anos e Arthur de 5, aprovou a iniciativa.

“Todos os finais de semana, a gente sai para pedalar em família, a atividade é ótima, une a família e tira as crianças da frente da TV e vídeo game”. O evento organizado pela Prefeitura está ótimo”, disse Fernanda.

Circuito de Lazer

Promessa do Plano de Gestão do governo, o  Circuito de Lazer proporciona à população mais uma opção de lazer para se divertir com os amigos e com a família. A atividade realizada das 8h até às 16h, interdita 300 metros nos dois sentidos do Anel Viário, em um trecho entre uma loja de móveis e próximo ao viaduto Kanebo.

A realização do evento é uma parceria da Prefeitura de São José com a TV Record. Estações PET, espaços saúde, kids e melhor idade, dança, brincadeiras de rua, atividade física e food trucks são algumas das atrações oferecidas gratuitamente para a população.

Moradoras do bairro Novo Horizonte, Terezinha Santos e Cleide Santos, estavam animadas com a inciativa, com uma bela desenvoltura, mãe e filha, mostraram bonito na atividade de zumba.

“Eu vim para dançar”, disse Terezinha, “quero animação e muita diversão”, completou a filha Cleide.

Uma das grandes atrações do evento, foi uma pequena cidade, com ruas, semáforos e faixa de pedestres para orientar crianças de forma lúdica normas e leis do trânsito.

Isabela Bontorim, de 9 anos, provou que aprendeu direitinho as lições do circuito. “Achei o passeio muito legal, aprendi que precisamos respeitar as leis de trânsito para evitar acidentes”, pontuou a estudante.

Segurança

Para garantir a tranquilidade do evento e do tráfego próximo à região, a Prefeitura organizou uma operação iniciada às 4h de domingo pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Ao todo, 10 agentes da mobilidade atuaram na operação.

Agentes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Policia Militar também atuaram de forma preventiva durante as atividades.