No Dia da Árvore São José recebe 300 novas mudas
Atualizado em 21/09/2019 - 16:26
Dia da Árvore Plantaço de 300 árvores nativas nas imediações do viaduto Nadim Rahal, entre a avenida Jorge Zarur e o Anel Viário. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 21-09-2019
As 300 árvores nativas fazem parte da compensação ambiental pela obra do Arco da Inovação, conforme Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental firmado pela Prefeitura junto ao órgão estadual - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado neste sábado (21), a região do Anel Viário de São José dos Campos, recebeu 300 novas árvores nativas para enriquecimento da arborização urbana.

A ação batizada de Plantaço que faz parte da programação da Semana da Árvore 2019, contou com a participação do Coletivo Enactus e Unifesp, moradores do entorno e voluntários.

Moradora da cidade de Taubaté, a comerciante Gabriela Feraz, pegou a estrada cedinho com destino a São José para fazer parte do Plantaço de mudas como: Ipê roxo, branco e rosa bola, quaresmeira, palmeira juçara e algumas espécies de arvores frutíferas nativas.

“Acho muito bacana essa iniciativa, moro em chácara planto bastante e quando soube dessa iniciativa me programei para participar”, contou.

As 300 árvores nativas fazem parte da compensação ambiental pela obra do Arco da Inovação, conforme Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental firmado pela Prefeitura junto ao órgão estadual.

O casal Thais Soares e Lucas Carvalho aprovaram a iniciativa, “ muito legal essa iniciativa, a cidade fica mais bonita, o ar mais fesco”, pontuou Thais.

“Espero viver muito tempo, daqui alguns anos vamos passar por aqui e lembrar que ajudamos plantar essas árvores”, concluiu Lucas.

Outras ações

O Dia da Árvore contou ainda com uma ação do Dia Mundial de Limpeza, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil com a realização de caminhada e plantio de 38 árvores nativas nas imediações do Vidoca e vias públicas do Jardim Aquarius.

No domingo (22), às 9h, será realizada uma Trilha Urbana no bairro Esplanada, região central, destacando a riqueza e diversidade de árvores em um dos bairros mais arborizados da cidade, além de trazer curiosidades sobre as espécies e a própria história do local. O ponto de encontro será na Praça Nossa Senhora de Fátima.

Semana da Árvore

A programação da Semana da Árvore, que acontece de 19 a 27 de setembro, conta com plantios, workshop e ações de mobilização e educação ambiental envolvendo escolas, comunidade e entidades.

O objetivo da Semana da Árvore é estimular a percepção da sociedade sobre a importância das árvores em nosso meio e incentivar a arborização nas vias públicas do município.

Seja nas florestas ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.

Confira a programação completa no site da Prefeitura.