Prefeitura reforma pontes do distrito de São Francisco Xavier
Atualizado em 19/09/2019 - 16:58
Ponte do bairro Guaxindiba que foi reformada pela Prefeitura
Ponte de acesso ao bairro Guaxindiba, na estrada do rio do Peixe, foi reconstruída pela Prefeitura - Foto: PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Duas pontes de madeira de São Francisco Xavier foram totalmente reformadas para garantir o acesso seguro a bairros da região rural do distrito. Uma das pontes com cerca de 15 metros de extensão fica na estrada do rio do Peixe e dá acesso ao bairro Guaxindiba.

Além de servir aos moradores do bairro, a ponte é utilizada por motoristas que acessam São Francisco pela estrada não pavimentada e por turistas que fazem passeio de mountain bike entre São José e o distrito.

Foi necessário refazer toda a estrutura da ponte com a troca de longarinas, assim como do piso e do guarda-corpo (corrimão). O serviço foi realizado em três dias pela Secretaria de Manutenção da Cidade, através da subprefeitura de São Francisco.

A outra ponte reformada fica na primeira travessa da estrada do Bugre, no bairro Santa Bárbara. Com cerca de cinco metros de extensão, o pontilhão fica sobre um córrego afluente do rio Santa Bárbara. Lá as longarinas e o forro também foram trocados.

Na primeira quinzena de outubro está programada a reforma da ponte da estrada Maria Bastião. Desde o início do ano, a Prefeitura já reformou 19 pontes de madeira e passarelas, a maior parte localizada em área rural da região norte e em bairros da região leste de São José dos Campos.