Ação conscientiza futuros motoristas em escola da região leste
Atualizado em 19/09/2019 - 15:43
Semana Nacional de Trânsito no Programa Cidade Cidadã ação do Programa Sinal de Gentileza na EE Valmar Lourenço Santiago no bairro Campos de São José. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 19-09-2019
Ação conscientiza futuros motoristas em escola do Campos de São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta quinta-feira (19), uma ação educativa com alunos do ensino médio da Escola Estadual Valmar Lourenço Santiago, do bairro Campos de São José, na região leste. A atividade integra a programação da Semana Nacional de Trânsito e foi realizada pelo setor de educação para o Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana.

O objetivo da ação é instruir os estudantes sobre a importância de se respeitar as regras de trânsito e, assim, manter uma convivência harmônica e segura entre os usuários das vias públicas. A atividade ainda irá percorrer outras duas escolas públicas de São José.

“Muitas coisas que estão sendo faladas aqui eu não sabia. Achei muito importante essa conscientização, já que estou prestes a fazer 18 anos e vou me tornar motorista. Espero levar essas instruções para minha vida, tanto como pedestre e futura motorista”, disse a estudante Vitória Almeida, de 17 anos.

A professora Iris Ferreira acredita ser importante a conscientização sobre a educação no trânsito para os jovens do 3º ano do ensino médio “A maioria dos alunos aqui está com 17 anos e prestes a se tornar motorista. É importante essa instrução para conscientizá-los sobre o trânsito seguro”, afirmou.

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito, já que na maioria das vezes os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, tem investido em campanhas educativas, principalmente com o público jovem, em escolas públicas e privadas, do ensino infantil à graduação.

Ações educativas

Em março deste ano, a Prefeitura lançou o programa Sinal de Gentileza, que tem o objetivo de incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas. Outra ação é o projeto Party, que reúne alunos da rede pública para um dia de palestras sobre prevenção e consequências dos acidentes, além de uma visita na ala de acidentados no trânsito do Hospital Municipal.