Voluntários implantam horta comunitária na UBS do Limoeiro
Atualizado em 05/11/2019 - 09:35
Horta - UBS
Trabalho voluntário ajuda a promover o Programa Hortas Urbanas, que incentiva a alimentação saudável e a qualidade de vida - Foto: Divulgação

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Nesta terça-feira (29), o Programa Hortas Urbanas, da Prefeitura de São José dos Campos, contou com o apoio de voluntários para implantação de uma horta comunitária na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Limoeiro, região Oeste.

A iniciativa teve o envolvimento de 42 funcionários da Multinacional ICL, que contribuíram com serviços de preparação dos canteiros e plantios de hortaliças, ervas, temperos, e pancs (plantas alimentícias não convencionais), recompondo a horta no local.

Alexandre Magno Almeida de Freitas, 48, agente comunitário da saúde, destacou que a experiência superou as expectativas de todos e reforça que a UBS está aberta para novas parcerias e voluntários dispostos a ajudar. "A vinda deles foi nota 10! Eles trouxeram todo o material e recuperaram a nossa horta, fizeram três novos canteiros, plantaram feijão guandu, limparam a UBS e o estacionamento, deixaram tudo muito bonito! Foi extremamente positivo”.

Thiago de Souza Calvo, 32, analista de custos da empresa, conta que já havia prestado serviço voluntário antes, mas que a experiência vivenciada foi diferente. “Passar um tempo com os colegas de trabalho de forma descontraída foi ótimo. Espero que a iniciativa aconteça mais vezes pois é uma boa forma de nos integrarmos e ajudarmos o próximo”.

No período da manhã o grupo também visitou a EFETi Maria Ofélia e foi feita a manutenção de alguns canteiros na escola que já desenvolve o projeto da horta desde o ano passado, já no período da tarde foram até o Núcleo de Educação Ambiental que fica no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, onde são realizadas as oficinas do Programa Hortas Urbanas. Lá os voluntários ajudaram a fazer mudas, preparar vasos com garrafas pets, pintar paletes, ensacar adubo, diversos serviços de suporte ao programa Hortas Urbanas.

“Foi um sucesso de adesão e um dia muito produtivo. Iniciativas assim são muito bem-vindas”, disse a educadora ambiental Elisa Farinha, da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

Interessados em participar de atividades do Programa Hortas Urbanas podem fazer contato pelo telefone 3909-4500.

Hortas comunitárias

A Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade desenvolve desde 2009 o Programa Hortas Urbanas, que incentiva o cultivo de hortas orgânicas dentro do espaço urbano.

Desde 2016, a partir de uma parceria com a Secretaria de Saúde, foram iniciadas Hortas Comunitárias nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde), trabalhando conceitos de qualidade de vida e alimentação saudável com grupos de prevenção de obesidade, diabetes e hipertensão, além de outros usuários. Atualmente, a iniciativa está presente em 32 unidades de saúde.

O mesmo trabalho é desenvolvido com escolas, incentivando a implantação de hortas junto à comunidade escolar. Dezenas já aderiram a este projeto.

As oficinas do programa são realizadas para grupos de escolas, unidades de saúde, condomínios, entidades sociais e outros grupos da comunidade, fornecendo noções básicas para cultivo de hortaliças, ervas e temperos para o dia a dia, além de ensinar como transformar resíduos orgânicos em adubo.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×