Arco da Inovação recebe vigas em trecho da avenida São João
Atualizado em 11/11/2019 - 09:44
Lançamento de Viga obra Arco da Inovação 24 10 2019 Foto:Charles de Moura/PMSJC
Em cada vão entre os pilares são instaladas 8 peças pré-moldadas que pesam 16 toneladas cada uma - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta quinta-feira (24) o lançamento de vigas em mais um segmento da ponte estaiada, que está sendo construída na região oeste da cidade. Até o fim do dia, os operários da Queiroz Galvão, empresa responsável pela obra, deverão finalizar a colocação das peças de concreto pré-moldado entre os últimos pilares da avenida São João, no fim do trecho do ramo que ligará as avenidas Jorge Zarur e Cassiano Ricardo, ao lado do Poupatempo.

Durante os trabalhos de içamento, uma carreta ocupa uma faixa da via para dar suporte à operação. O local é sinalizado, e o trânsito flui normalmente na pista. Cada viga pesa 16 toneladas. Até o momento já foram instaladas 136 e com as de hoje chega a 144 delas, nos dois ramos do Arco da Inovação.

Com 57% do cronograma físico executado, os serviços seguem também na elevação do arco, que já atingiu 63,20 metros de altura. Paralelamente as equipes estão executando a concretagem da laje e o alargamento de via.

Todas as frentes de trabalho no entorno da rotatória do Colinas interferem nas condições de trânsito da região, especialmente nos horários de pico. Por isso, é recomendável a utilização das rotas alternativas, principalmente para quem utiliza o local como passagem.

Futura travessia entre as avenidas Jorge Zarur, São João e Cassiano Ricardo, o Arco da Inovação vai ligar as regiões centro e oeste e desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade. Motoristas e passageiros do transporte coletivo serão beneficiados. Mais de 60 mil trabalhadores passam pelo trecho em 1.246 viagens de ônibus todos os dias.