Moda de viola invade casa de cultura do Novo Horizonte
Atualizado em 18/10/2019 - 17:08
Trio Diamantino
A partir das 16h deste sábado, os apreciadores de um bom sertanejo de raiz poderão aproveitar o evento que terá a presença de diversas duplas e violeiros da região - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A partir das 16h deste sábado, os apreciadores de um bom sertanejo de raiz poderão aproveitar o evento que terá a presença de diversas duplas e violeiros da região, com uma programação totalmente gratuita.

Nesta edição, confirmaram presenças o trio Diamantino, dupla Delfin e Delfino, trio Avaí, dupla Amilton e Tiãozinho e o trio 3D. Além disso, para quem quiser aprender um pouco mais sobre a viola caipira não pode perder a oficina com o Zé da Viola. Não é necessária a inscrição, é só chegar e tocar!

Um pouco da história

Muito comum no interior do Brasil, a viola caipira tem sua origem nas guitarras latinas, derivadas dos árabes e persas. Antes, ela passou por Portugal, assim chegando em território brasileiro pelas mãos dos colonos. A viola foi usada pelos jesuítas na doutrinação religiosa dos nativos. Quando os primeiros mestiços, nascidos no Brasil, passaram a fabricar o instrumento com madeiras rústicas brasileiras nasceu a viola caipira.

Já as modas de viola e o sertanejo de raiz, tiveram suas primeiras aparições na década de 1930, com a obra de Cornélio Pires, precursor de nomes como Mandi e Sorocabinha, Zico Dias e Ferrinho, Lourival dos Santos, sucesso nos anos 50 e 60, e, posteriormente, Tonico e Tinoco e outros nomes conhecidos atualmente.

 

Casa de Cultura Eugênia da Silva
Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte

(12) 3907-8024


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×