Moradores elogiam ação educativa na faixa de pedestre
Atualizado em 15/10/2019 - 18:19
CAMPANHA SINAL DE GENTILEZA AVENIDA NOVE DE JULHO - 15-10-2019 - LUCAS CABRAL
Para os técnicos da área de trânsito, a conscientização e a educação para o trânsito, são fundamentais para segurança de motoristas e pedestres - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta terça-feira (15), na Av. Nove de Julho, região central, mais uma operação pedestre, ação educativa diária do Programa Sinal de Gentileza que orienta os usuários das vias públicas para uma travessia segura de pedestres em faixas não semaforizadas. A atividade foi elogiada por moradores que passaram pelo local.

O morador Márcio Lacerda Amorim, de 56 anos, mora na Vila Adyana, próximo ao local da ação desta sexta-feira, e elogiou a atividade. “É maravilhosa e serve para educar as pessoas. Também dirijo, ando de bicicleta e sou pedestre, inclusive passo diariamente nessa faixa de pedestre, assim como várias pessoas. O pedestre tem que ter a preferência”, diz.

Já Vera Lúcia, de 53 anos, trabalha em um edifício em frente à faixa de pedestre que recebeu a operação. “Sempre atravesso aqui e essa ação é legal porque incentiva o motorista a parar para o pedestre”, disse logo após realizar a travessia e enquanto desbloqueava uma bicicleta do serviço de compartilhamento da cidade. “Ajuda muito, principalmente para deslocamentos curtos”, elogia.

Os idosos também são diretamente impactados com as ações do Programa Sinal de Gentileza, seja nas operações pedestre ou em atividades sensoriais realizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana nas Casas do Idoso.

A moradora do bairro Santana, na região norte, Maria de Lourdes Oliveira, de 84 anos, é prova disso. “Isso foi maravilhoso e a Prefeitura está de parabéns, muito bom. Infelizmente, alguns motoristas não respeitam a faixa de pedestre”, disse Maria que havia acabado de desembarcar do transporte público para um compromisso na região.

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito, já que na maioria das vezes os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, tem investido em campanhas educativas como o programa Sinal de Gentileza, que tem o objetivo de incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.