Alunos da Fundhas homenageiam educadores com apresentação
Atualizado em 11/10/2019 - 17:45
Adolescentes da Fundhas homenageiam educadores com apresentação teatral
Grupo de teatro da Unidade Profissionalizante do Parque Industrial apresentou clássico "O Mágico de Oz" durante a semana - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

O clássico “O Mágico de Oz”, do escritor americano L. Frank Baum, foi apresentado por adolescentes da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) a educadores sociais, técnicos agrícolas, professores e demais profissionais durante esta semana no auditório da Sede, que fica no Parque Industrial (região sul).

As apresentações aconteceram em comemoração ao Dia dos Professores, celebrado na próxima terça-feira (15), durante os momentos de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo).

Além dos profissionais da Fundhas, alunos e familiares de adolescentes prestigiaram a peça.

Desafio especial

O grupo de teatro da Fundhas, coordenado por educadores sociais e formado por adolescentes da Unidade Profissionalizante Parque Industrial, ensaiou e preparou o espetáculo durante oficinas semanais neste semestre.

“Foi incrível participar, nos preparamos bastante para isso. A peça fala sobre acreditar em si mesmo, isto vai ficar marcado para mim. Podemos conquistar o que desejamos”, disse Camila dos Santos Ribeiro, 15 anos, que interpretou a protagonista Dorothy.

“Este desafio valeu a pena, achei divertido e especial apresentar para os professores. Me coloquei no lugar deles por um momento, pois o teatro nos dá oportunidade de viver outros papeis. E a Fundhas me dá experiências que vou levar para sempre na vida”, Leandro Richard Costa dos Santos, 16 anos, que fez o Leão Covarde.

Segundo o educador social de teatro, Adriano Rodrigues, “o grupo é como uma família, todos decoraram as falas para se ajudarem e deram o melhor nas apresentações”.

A mensagem da história de Oz contada por alunos emocionou e alegrou os professores. “É muito bom receber o carinho dos alunos conosco. Esta interação com eles, fora das salas de aula, é excelente, fiquei muito emocionada. Mostra que, de alguma forma, fizemos a diferença”, afirmou Luciene Monteiro Pimentel, professora da Unidade Dom Bosco Criança.

Teatro e projetos diferenciados

O teatro e demais variações artísticas fazem parte das atividades pedagógicas que a Fundhas realiza em suas unidades proporcionando ao público atendido contato direto com arte e cultura.

Durante todo o ano são realizadas visitas a casas de culturas, exposições, museus e participações em projetos da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, do projeto Teatro Cidadão da Fundhas e com demais parceiros.

A Fundhas atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e é o maior projeto social do município. Entre as ações estão atividades voltadas à música, dança, artes, sustentabilidade e meio ambiente, comunicação, reforço escolar, entre outras.

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens do município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.