Prefeitura flagra despejo irregular e multa infratores
Atualizado em 19/11/2019 - 18:28
Operação da Patrulha do Sossego Público, realizada na noite de sábado (9), em locais com indicação de fluxo de funk. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 09-02-2019
Despejo irregular de resíduos e entulho gera multa de até R$ 15 mil - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Guarda Municipal registrou dois flagrantes de despejo irregular de materiais, na madrugada desta terça-feira (19), na calçada em frente ao PEV (Ponto de Entrega Voluntária) do Residencial Gazzo, na região sul da cidade. A multa para cada infrator pode variar de R$ 3.000 a R$ 5.000.

O primeiro flagrante foi às 23h20 quando o motorista de um veículo saveiro estava descarregando gesso e drywall na porta do PEV. A outra ocorrência foi às 3h50 da madrugada. Um homem com um carrinho jogou um sofá no passeio público. O mesmo problema vem se repetindo em alguns PEVs, como do Campo dos Alemães.

A ação da Guarda Municipal faz parte de uma operação especial para coibir o despejo irregular de materiais em áreas públicas e verdes da cidade.

Na semana passada, a Secretaria de Manutenção da Cidade pediu o apoio da Guarda Municipal e do Departamento de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Defesa do Cidadão, para intensificar as rondas.

A multa para quem joga lixo, entulho e outros resíduos em áreas públicas pode chegar a mais de R$15 mil (Lei 7.815/2009 e 8.206/2010). A população pode fazer denúncias através do 156.

No mês passado, a Prefeitura também interditou uma grande área nas Chácaras Reunidas, região sul, utilizada para descarte irregular de resíduos da construção civil.

Funcionamento

Os 14 PEVs da cidade funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos e feriados, das 8h às 12h. O serviço oferecido ao munícipe pela Prefeitura é gratuito.

As unidades recebem, por entrega, até 1m3 de sobra de construção, reforma ou demolição; móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras, armários preferencialmente desmontados); pilhas, baterias, quatro unidades de lâmpadas fluorescentes inteiras por entrega; até 1m3 de sobras de podas de jardim e madeira por entrega; quatro pneus por entrega e óleo de cozinha usado.