Avenida JK recebe ação educativa para travessia de pedestre
Atualizado em 19/11/2019 - 18:41
Operação Pedestre na Avenida Juscelino Kubitschek 19 11 2019
Avenida JK recebe ação educativa para travessia de pedestre - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou nesta terça-feira (19) mais uma Operação Pedestre, desta vez na avenida Juscelino Kubitschek, na Vila Industrial, região leste da cidade. A ação educativa integra o Programa Sinal de Gentileza e acontece diariamente no município.

Na atividade, os agentes da mobilidade orientam os usuários das vias públicas para garantir uma travessia segura de pedestres em faixas não semaforizadas. A ação tem percorrido todas as regiões da cidade.

A moradora da Vila Industrial, Neuza Gonçalves, de 52 anos, foi uma das pessoas abordadas na ação. “A campanha é perfeita. Já conhecia e tenho feito o sinal com a mão para atravessar. Infelizmente, muitos motoristas não param, mas temos que insistir. É uma questão cultural e temos que perseverar para mudá-la. É só questão de tempo”, disse.

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito, já que na maioria das vezes os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, tem investido em campanhas educativas como o programa Sinal de Gentileza, que tem o objetivo de incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

Outras ações

Além do Sinal de Gentileza, a Prefeitura lidera o programa São José Unida, que reúne as forças de segurança, polícias rodoviárias Federal e Estadual, Bombeiros, Samu e Grau, para diversas ações em parceria como, por exemplo, blitze da Lei Seca e em bares da cidade.

Outra ação é o projeto Party, que reúne todos esses parceiros e alunos da rede pública para um dia de palestras sobre prevenção e consequências dos acidentes, além de uma visita na ala de acidentados no trânsito do Hospital Municipal.