Vôlei de praia surpreende e é campeão invicto dos Jogos
Atualizado em 17/11/2019 - 15:45
Jogos Abertos 2019 - Vôlei de praia
Pedro e Ítalo, com o reserva Igor ao centro, exibem com orgulho as medalhas de ouro conquistadas de forma invicta, sem nenhum set perdido - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Uma das melhores surpresas, até agora, do Time São José nos Jogos Abertos do Interior, em Marília, aconteceu na manhã deste sábado (16), quando a dupla masculina de vôlei de praia venceu São José do Rio Preto por 2 sets a 0 e conquistou a medalha de ouro da segunda divisão do torneio.

Mais importante ainda é que o título veio de forma invicta. A dupla formada por Pedro Teixeira e Ítalo José, tendo Igor como reserva, cumpriu uma campanha irrepreensível, vencendo Araraquara, São José do Rio Preto, Hortolândia (todos por 2 sets a 0)  e, novamente, São José do Rio Preto, na final, também por 2 sets a 0, com parciais de 18/16 e 18/16. Ou seja, o título veio com quatro vitórias e nenhum set perdido.

A boa notícia surpreendeu até o coordenador da modalidade e técnico da dupla, Rodrigo Cassiano da Silva. “Nossa expectativa era ficar entre os quatro melhores, porque tanto a primeira quanto a segunda divisão aqui em Marília estão bastante fortes”, explica. “Mas o jogo da nossa dupla encaixou rápido e o título acabou vindo para São José.”

A segunda divisão dos Jogos Abertos é formada por todas as equipes classificadas em segundo lugar nos vários Jogos Regionais do Estado.

Base funciona

A equipe de vôlei de praia de São José dos Campos foi incorporada ao Programa Atleta Cidadão apenas em março do ano passado. Desde então, o coordenador Rodrigo formou um grupo de 22 atletas –11 no feminino e 11 no masculino –, entre 13 e 18 anos, para treinar na quadra do clube Thermas do Vale, na região oeste da cidade.

A estreia do time com maioria da base do Atleta Cidadão em Jogos Abertos do Interior ocorreu em 2018, quando a equipe terminou em oitavo lugar. Agora, no segundo ano, veio o título. Em edições anteriores, o vôlei de praia joseense era representado por equipes pontuais, que eram apoiadas em cada competição de que participavam.

Para Rodrigo da Silva, o título nos Jogos Abertos ajuda a fortalecer a base para que o vôlei de praia cresça ainda mais na cidade. “É importante formarmos novos ídolos em quem os mais novos possam se espelhar”, comemora.

“Arroz com feijão”

Ainda mais surpreendente foi o rápido entendimento entre Pedro, 20 anos, e Ítalo, 18 anos, para chegarem ao título. Eles fizeram poucos treinos juntos, mas cresceram na hora certa. “Foi a primeira vez que formamos dupla em competição, por isso optamos por jogar um ‘arroz com feijão’, mas acabamos atingindo um nível bem alto”, explica Pedro, o mais experiente da dupla, atuando como preparador de jogadas, que foi vice-campeão paulista da modalidade jogando em Campinas.

Tendo função mais de bloqueio e ataque, Ítalo, 18 anos, pouco experiente, sofreu uma grande pressão durante os Jogos, pois os adversários preferiram concentrar nele os saques com o objetivo de desestabilizar a dupla. “Fiquei bastante nervoso, mas acho que deu tudo certo”, desabafa.

Atleta Cidadão

Tanto Ítalo quanto seu irmão gêmeo Igor, o reserva da dupla, têm apenas um ano e meio de dedicação integral ao vôlei de praia. Eles moram no Altos de Santana, na região norte, e jogavam vôlei de quadra, mas já haviam desistido da carreira quando surgiu o vôlei de praia do Atleta Cidadão.

Hoje, os gêmeos treinam quatro vezes por semana no Thermas do Vale. E, ao que tudo indica, a responsabilidade vai aumentar, porque eles deverão representar a cidade no próximo Circuito Paulista de Vôlei de Praia. Porém, a partir de agora, serão respeitados pelos adversários como campeões dos Jogos Abertos de 2019.

O vôlei de praia é uma modalidade apoiada pela Prefeitura de São José dos Campos através do Programa Atleta Cidadão, com recursos do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×